Com utilização de óculos de visão noturna no H-36 Caracal, FAB realiza EVAM de um bebê de apenas um dia

Imagem: Força Aérea Brasileira

A Força Aérea Brasileira (FAB) conduziu, na segunda-feira (20), uma delicada Evacuação Aeromédica (EVAM) de um recém-nascido prematuro de apenas um dia de vida, nascido após 28 semanas de gestação. O pronto atendimento ocorreu no Rio Grande do Sul, que enfrenta a situação de calamidade devido às enchentes.

Trata-se de uma criança que nasceu em uma localidade que não tem suporte de neonatal. É um prematuro extremo, de 1,1 kg e 28 semanas, e a gente sabe que essas crianças não têm condições de sobreviver fora de uma UTI neonatal. Então, o transporte é necessário para a sobrevivência da criança“, destacou a Major Médica Ana Maria da Trindade Castello Branco, que assistiu à recém-nascida durante a EVAM. 

A criança foi transportada da Base Aérea de Canoas (BACO) para o município de Tramandaí (RS), em um helicóptero H-36 Caracal, do Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8° GAV) – Esquadrão Puma. A aeronave foi configurada em uma UTI Neonatal Aérea, comportando uma incubadora.

Devido ao horário da ação, à noite, a dificuldade do deslocamento foi agravada pela ausência de luz, porém, em mais uma demonstração de versatilidade operacional, o Esquadrão operou com utilização de óculos de visão noturna (NVG – do inglês Night Vision Goggles), que foram fundamentais às manobras de navegação e aproximação. 

Segundo o Comandante da aeronave, Tenente Aviador Cláudio Alves de Oliveira Junior, o diferencial da aviação de asas rotativas é justamente a realização de EVAM em terreno confinado. “No caso de hoje, o pouso aconteceu em um campo de futebol, com prédios ao lado. O auxílio do NVG é um facilitador“, completou. 

A operação contou com o apoio de militares do Corpo de Bombeiros de Rondônia (CBM-RO), que transportaram a criança do município de Rosário do Sul até a BACO e auxiliaram na EVAM da FAB.

Informações da FAB

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias