Com volta dos voos comerciais, Aeroporto de São José dos Campos recebe mais de 3 mil passageiros em 1 mês

Boeing 737-800 da GOL no pátio do Aeroporto de São José dos Campos

A Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos (SP) informa que a retomada dos voos de passageiros no aeroporto do município do Vale do Paraíba completará um mês neste sábado, 27 de abril, com números altamente positivos.

De acordo com levantamento da concessionária SJK Airport, a nova rota entre o Aeroporto Internacional Professor Urbano Stumpf, de São José dos Campos, e o Aeroporto Internacional Tom Jobim – Galeão, do Rio de Janeiro (RJ), transportou cerca de 3.100 passageiros com uma média de 70% de ocupação.

Foram 28 operações no período, sendo 14 pousos e outras 14 decolagens. Ainda de acordo com o balanço da SJK Airport, a operação registrou 100% de regularidade (nenhum voo cancelado) e 100% de pontualidade (sem nenhum registro de atraso).

Segundo o diretor comercial da concessionária que administra o aeroporto, Ronei Glanzmann, os números do primeiro mês “são bastante animadores”.

“Ficamos bastante entusiasmados com o resultado. Geralmente em uma operação dessa natureza, com uma rota inédita em um aeroporto que estava sem voo de passageiros, a taxa de ocupação é bem mais baixa no início. Conseguimos um resultado muito positivo e que revela todo o potencial do aeroporto de São José”, afirmou.

“Importante frisar que essa é uma ocupação média. Em alguns dias batemos uma taxa de 94% de lotação dos voos”, completou.

O voo, operado pela GOL Linhas Aéreas, permite aos passageiros o acesso rápido e cômodo à capital fluminense, e vice-versa, com apenas 1 hora e 5 minutos de deslocamento.

A frequência é de três partidas semanais diretas, de ida e volta. Os voos decolam de São José sempre às 6h20, às segundas, quintas e sábados, com chegada ao RIOgaleão às 7h25. A partir do terminal fluminense, é possível fazer conexões quase imediatas para cerca de 20 destinos diferentes, incluindo várias capitais do Nordeste.

Os voos provenientes do Rio de Janeiro decolam do RIOgaleão às 21h55, pousando em São José dos Campos às 23h, sempre às quartas, sextas e domingos.

As aeronaves utilizadas são o Boeing 737-800 ou o 737 MAX-8, com capacidade para 186 passageiros.

São José a Salvador

Em julho, durante as férias escolares, a GOL também vai oferecer voos diretos para Salvador (BA) saindo de São José, com frequência de três partidas semanais. De acordo com a concessionária que administra o aeroporto de São José, a operação para a capital baiana funcionará entre os dias 2 de julho e 4 de agosto.

Os voos para Salvador partirão do SJK Airport às terças, quintas e sábados, às 23h40, chegando à Bahia por volta da 1h50. No sentido contrário, partirão às quartas, sextas e domingos às 3h30, chegando em São José dos Campos por volta das 5h45.

Os bilhetes para os voos podem ser adquiridos no site da companhia aérea e em agências de viagem.

Concessão 

A administração do Aeroporto Urbano Stumpf, de São José dos Campos, está concedida à empresa SJK Airport desde novembro de 2022 por um período de 30 anos. A previsão é que sejam investidos até R$ 130 milhões no terminal. 

A concessão do aeroporto faz parte do Plano de Gestão 2021-2024 e integra o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos). O objetivo é dinamizar o uso do terminal, com a retomada e ampliação de voos regulares de carga e passageiros.

Informações da Prefeitura de São José dos Campos

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias