No último domingo, 17 de setembro, a Academia da Força Aérea (AFA), localizada em Pirassununga (SP), abriu suas portas, recebendo aproximadamente 50 mil visitantes. Além de exibir aviões em exposição, veículos blindados do Exército Brasileiro e estandes de empresas ligadas à aviação e atividades militares, as atrações principais incluíram acrobacias e passagens de diversas aeronaves civis e da Força Aérea Brasileira (FAB), incluindo duas apresentações da renomada Esquadrilha da Fumaça.
O evento celebrava os 150 anos de Alberto Santos Dumont, considerado o pai da aviação e patrono da Aeronáutica brasileira. Caças como o F-5M Tiger, RA-1M e o F-39 GRIPEN realizaram passagens rasantes, sendo este último apresentado em um evento de aviação pela primeira vez. Trata-se do mais moderno avião de caça supersônico da FAB.
Também houve a participação do Esquadrão de Voo a Vela, Esquadrão Apolo (T-25), Esquadrão Cometa (T-27M Tucano), além de aeromodelos e aeronaves clássicas como o T-6 da Hangar 33. Às 11h, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) entrou em cena para a primeira apresentação do dia, proporcionando ao público manobras de tirar o fôlego.
Para a paulista Elaine Martins, que viajou 200 km vindo de Cotia (SP) com a família para o Domingo Aéreo e para assistir à Esquadrilha da Fumaça pela primeira vez, a experiência foi indescritível. Segundo ela: “Assistir a uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça pela primeira vez é como o primeiro amor; os anos vão passar, mas as lembranças ficarão guardadas no coração“.
Ao final da primeira demonstração, o avião Embraer 195 E2 da Azul também realizou passagens, chamando a atenção e trazendo alegria tanto para o público quanto para os pilotos. O Capitão Aviador André Nery Bezerra, um dos pilotos da Fumaça, ressalta: “Este entrosamento entre o meio civil e militar ligados à aviação é uma das nossas atribuições como um Esquadrão de Demonstração da FAB“.
Outro grande momento do dia foi a segunda apresentação, às 16h, logo após a tradicional demonstração aérea, foi a vez dos A-29 Super Tucano voarem na ala de um Boeing 737-800 da Gol, em mais um voo ligando o meio civil e militar e despertando a curiosidade e simpatia do público presente. Ambos os aviões das companhias aéreas estavam com pinturas alusivas aos 150 anos de Santos Dumont.
A Esquadrilha ainda realizou passagens com aviões históricos como o North American T-6 da Hangar 33 e com o Beechcraft da WS Museum.
“O evento todo foi muito bacana e muito bem organizado, desde a entrada até as apresentações. Eu, particularmente, gosto muito da Esquadrilha da Fumaça e de quando fazem o coração no céu”, comenta Débora Fátima de Oliveira Santos, que viajou de Barueri (SP), e esteve no evento com o marido e a filha.
Leia mais: