O exemplar do caça invisível aos radares F-35, que havia caído, foi encontrado na tarde de ontem por um avião turboélice King Air da Marinha Americana.
A busca pelo avião desaparecido começou no final de semana após um fuzileiro ter problemas a bordo de seu Lockheed Martin F-35B Lightining II e ejetar. Enquanto o piloto foi resgatado são e salvo, não foi possível identificar de imediato onde o avião caiu.
Com isso, a Base Aérea Conjunta de onde o jato partiu emitiu um alerta para que os moradores que tivessem informações sobre o avião ligassem para ajudar a localizar a aeronave, que é considerada o caça mais caro do mundo.
Enfim, após uma busca feita pela Marinha (US Navy), pela Guarda Aérea Civil, pela Força Aérea e pelo próprio Corpo de Fuzileiros Navais, o jato foi encontrado no condado de Williamsburg, que fica a 2 horas de carro ao nordeste da base.
O jato caído foi localizado por um UC-12M Huron da US Navy, que é uma versão militar modificada do consagrado bimotor turboélice civil Beechcraft King Air 200. A busca pelo F-35B foi possível de ser acompanhada nos rastreadores de aviões online.
O piloto da Marinha, que estava no Huron, informou ao controlador antes de retornar para a base que não tinha “sobrado muita coisa” do caça caído, confira.
At @SR_Planespotter‘s request, I got audio from Myrtle Beach App and “FOXX840,” a UC-12 engaged in the search for missing F-35.
— Aeroscout (@aeroscouting) September 18, 2023
As the Huron heads home, controller asks if they found “it.”
FOXX gives murky answer, but seems like tacit acknowledgement they found the wreckage. https://t.co/12so1kzQwv pic.twitter.com/Hl0dFfKHF1
We would like to thank all of our mission partners, as well as local, county, and state authorities, for their dedication and support throughout the search and as we transition to the recovery phase.
— Joint Base Charleston (@TeamCharleston) September 18, 2023