Início Acidentes e Incidentes

Turboélice King Air encontra caça “invisível” F-35 que havia caído nos EUA

O exemplar do caça invisível aos radares F-35, que havia caído, foi encontrado na tarde de ontem por um avião turboélice King Air da Marinha Americana.

UC-12 Huron da USAF – DepositPhotos

A busca pelo avião desaparecido começou no final de semana após um fuzileiro ter problemas a bordo de seu Lockheed Martin F-35B Lightining II e ejetar. Enquanto o piloto foi resgatado são e salvo, não foi possível identificar de imediato onde o avião caiu.

Com isso, a Base Aérea Conjunta de onde o jato partiu emitiu um alerta para que os moradores que tivessem informações sobre o avião ligassem para ajudar a localizar a aeronave, que é considerada o caça mais caro do mundo.

Enfim, após uma busca feita pela Marinha (US Navy), pela Guarda Aérea Civil, pela Força Aérea e pelo próprio Corpo de Fuzileiros Navais, o jato foi encontrado no condado de Williamsburg, que fica a 2 horas de carro ao nordeste da base.

O jato caído foi localizado por um UC-12M Huron da US Navy, que é uma versão militar modificada do consagrado bimotor turboélice civil Beechcraft King Air 200. A busca pelo F-35B foi possível de ser acompanhada nos rastreadores de aviões online.

O piloto da Marinha, que estava no Huron, informou ao controlador antes de retornar para a base que não tinha “sobrado muita coisa” do caça caído, confira.