Começa a construção de bilionário centro de manutenção de motores de aviões, o maior da Ásia, pela Korean Air

Motores GEnx em um 747-8F da Korean Air – Imagem: John Murphy / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A Korean Air informa que iniciou a construção de um centro de manutenção de motores de aeronaves em Unbuk, perto do Aeroporto Internacional de Incheon, na Coreia do Sul, com inauguração prevista para 2027.

O novo complexo de manutenção de motores será o maior da Ásia e reforçará as capacidades de manutenção de motores de aeronaves da companhia aérea, fortalecendo seu negócio de MRO (Manutenção, Reparo e Revisão) de aviação.

Concepção gráfica de como será o centro de manutenção – Imagem: Divulgação / Korean Air

A companhia aérea realizou uma cerimônia de inauguração na data de ontem, 14 de março, com a presença de Walter Cho, presidente e CEO da Korean Air, e de diversas autoridades e executivos.

“O motor é como o coração do avião”, disse Walter Cho na cerimônia de inauguração. “A Korean Air compromete-se a manter os mais elevados padrões de segurança e está empenhada em elevar a vantagem competitiva da Coreia em um setor altamente especializado da aviação.”

A nova planta de manutenção de motores possui sete níveis, abrangendo mais de 140.000 metros quadrados. A construção da instalação de 578 bilhões de won (equivalente a cerca de 2,17 bilhões de reais) será realizada pela Kolon Global e será estrategicamente construída adjacente à Célula de Teste de Motor (ETC) existente, que a companhia aérea opera desde 2016.

A Korean Air já havia gerenciado a manutenção do motor em suas instalações de Bucheon, complementada por testes finais de desempenho na ETC em Unbuk. O novo cluster de manutenção de motores agilizará este processo com uma consolidação estratégica, aumentando a eficiência operacional ao trazer todas as fases de manutenção de motores para um local único e centralizado.

Com as instalações ampliadas, a Korean Air também deverá melhorar significativamente sua capacidade de manutenção de motores de aeronaves, passando de 100 para 360 unidades ao ano, em um espectro mais amplo de tipos de motores.

Atualmente, a companhia aérea realiza revisões em seis modelos de motores, das famílias PW4000 e GTF da Pratt & Whitney; CFM56 da CFM Internacional; e GE90-115B da General Electric. A expansão inclui a adição de mais três famílias de motores ao seu portfólio, incluindo o GEnx da GE e o LEAP-1B da CFMI.

A companhia aérea também está explorando a possibilidade de fazer manutenção nos motores da Asiana Airlines, empresa sendo adquirida pela Korean, incluindo o Rolls-Royce Trent XWB usado no Airbus A350.

Espera-se que o novo cluster de manutenção gere mais de 1.000 novos empregos para reforçar a competitividade da indústria doméstica de MRO da aviação e reduzir a dependência de serviços de manutenção internacionais.

A Korean Air é a única operadora de instalações especializadas para revisões de motores de aeronaves civis na Coreia. A companhia aérea começou a revisar motores de aeronaves Boeing 707 em 1976 e, desde então, atendeu quase 5.000 motores.

A qualidade da manutenção da companhia aérea ganhou o reconhecimento de vários órgãos conceituados. A Korean Air possui certificações de aeronavegabilidade de 13 autoridades nacionais e internacionais, incluindo a Administração Federal de Aviação da Coreia, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e a Administração de Aviação Civil da China (CAAC).

Informações da Korean Air

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Valor do Fator X de reajustes tarifários de vários aeroportos está em...

0
O Fator X é o índice que leva em consideração a produtividade e efetividade das atividades aeroportuárias realizadas pelas concessionárias de