Início Empresas Aéreas

Começam operações de drones para as ilhas da cidade sustentável onde “todos querem continuar vivendo”

Imagem: Divulgação / JAL

Após ter sido estabelecida em 30 de novembro de 2023, a empresa de operação de drones “Amami Island Drones Co., Ltd.” começou ontem, 29 de fevereiro, a fornecer serviços baseados em drones aos residentes da cidade de Setouchi, nas Ilhas Amami.

Imagem: Divulgação / JAL

Segundo informações divulgadas pela Japan Airlines, a cidade de Setouchi (Setouchi Town), que tem o objetivo de ser uma cidade sustentável onde “todos queiram continuar vivendo”, posicionou a introdução do transporte por drones como um novo serviço administrativo para garantir a segurança dos meios de subsistência e para manter as funções das comunidades locais.

Em colaboração com o Grupo JAL através de um acordo de parceria, as duas partes têm conduzido uma série de estudos conjuntos e experimentos de demonstração desde outubro de 2020, com o objetivo de implementar socialmente um modelo de ilha remota utilizando drones e tecnologia digital para resolver questões sociais locais, que vão desde a prevenção de desastres até a vida cotidiana e logística.

A Setouchi Town e a JAL estabeleceram em conjunto a empresa de operação de drones “Amami Island Drone”, que fornecerá serviços para a vida nas ilhas, transportando suprimentos de emergência para locais isolados e aldeias em caso de desastre, e entregando regularmente suprimentos médicos e necessidades diárias para residentes durante operações normais.

Para as operações da Amami Island Drone será utilizando o Yamaha FAZER R G2, um grande drone logístico com excelente autonomia de cruzeiro e capacidades de carga útil, adaptadas às características geográficas e necessidades de transporte da área da cidade, incluindo as ilhas remotas secundárias da cidade de Setouchi (Ilha Kakeroma, Ilha Uke e Ilha Yoro).

Imagem: Divulgação / JAL

A JAL fornecerá suporte operacional através de sua experiência em gerenciamento avançado de operação de drones e gerenciamento de segurança, incluindo controle remoto de voo além da linha de alcance visual (Beyond Visual Line of Sight – BVLOS). A JAL também fornecerá pilotos treinados durante a fase inicial, para garantir operações seguras dos drones.

A companhia aérea explica que está trabalhando na solução de questões sociais e na revitalização das comunidades locais por meio de iniciativas de mobilidade aérea. Estas iniciativas visam criar fluxos sustentáveis de recursos humanos, comerciais e logísticos, alavancando a tecnologia e experiência desenvolvida na indústria da aviação.

No negócio de drones na cidade de Setouchi, a JAL apoiará o desenvolvimento de operações comunitárias, incluindo o treinamento de pilotos de drones e apoio operacional, e expandirá o modelo de implementação social de drones logísticos insulares para todas as Ilhas Amami.

Informações da Japan Airlines