Começou a voar o Boeing 747 que tem motor de um jatinho executivo do futuro

Boeing 747-200
Imagem: Rolls Royce

A Rolls-Royce anunciou o início bem-sucedido da campanha de teste de voo para seu mais novo motor aero para o mercado de aviação executiva, o Pearl 10X. O motor é exclusivo para o novo e emblemático jato Falcon 10X da fabricante francesa de aeronaves Dassault Aviation, também em desenvolvimento.

O motor foi instalado na asa esquerda interna do Boeing 747-200 dedicado da Rolls-Royce como banco de ensaios de voo. Esta fase do teste é uma etapa importante para o programa Pearl 10X e para a Rolls-Royce, que tem se voltado para o crescimento no mercado de aviação de negócios.

O Pearl 10X, um novo membro da avançada família de motores, é o primeiro motor da Rolls-Royce escolhido para equipar um jato de negócios da Dassault. A seleção do Pearl 10X para o novo modelo de destaque do fabricante de aeronaves francês é mais uma prova da posição de liderança da Rolls-Royce no mercado de fabricação de motores para aviação de negócios.

Com base em Tucson, Arizona, EUA, pilotos e engenheiros de testes de voo da Rolls-Royce farão uma avaliação rigorosa do desempenho do motor nos próximos meses. A bateria de testes inclui verificação de desempenho e manuseio do motor em várias velocidades e altitudes, reacendimentos em voo, testes do sistema anti-congelamento da nacele (parte que cobre o motor) e testes de vibração do ventilador em diferentes altitudes.

A campanha de desenvolvimento do Pearl 10X já acumulou mais de 2.300 horas de testes, incluindo testes do motor em suas configurações no demonstrador Advance 2 e no próprio motor Pearl 10X.

Com um empuxo superior a 18.000 lbf e um núcleo de motor Advance2, o mais eficiente em todo o setor de aviação executiva, o Pearl 10X oferece 5% mais eficiência do que a geração anterior de motores de aviação de negócios da Rolls-Royce. Ao mesmo tempo, apresenta um excelente desempenho de baixo ruído e emissões.

Isso torna o motor ideal para clientes e operadores que precisam de acessibilidade premium ao aeroporto e voos de longo alcance a uma velocidade próxima à do som. O motor deve iniciar as operações comerciais em breve, marcando um grande passo para a Rolls-Royce na aviação.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias