Comissária de voo e piloto chamam atenção ao evacuarem a aeronave levando suas bagagens

Comissária de bordo com sua bagagem de mão, em vídeo apresentado abaixo nesta matéria

Uma ameaça de bomba a bordo de um voo da IndiGo Airlines no Aeroporto de Déli, na Índia, levou a uma evacuação da aeronave, durante a qual uma comissária de bordo e um piloto, além da maioria dos passageiros, foram vistos deslizando pelo escorregador de emergência com suas bagagens.

Esta decisão chamou atenção, pois contraria os protocolos padrão nessa situação, que geralmente proíbem passageiros e tripulantes de levarem bagagens durante evacuações de emergência, devido a preocupações de segurança.

O incidente começou quando os comissários de bordo do voo da IndiGo com destino a Varanasi descobriram uma nota rabiscada em um lenço de papel em um dos lavatórios antes da decolagem. A nota dizia: “Bomba@5.30”.

O Airbus A320 estava programado para partir por volta das 5h. Após a descoberta, as autoridades do aeroporto instruíram os pilotos a taxiá-lo para uma parte remota do aeroporto. Então, foi tomada a decisão de evacuar a aeronave usando os escorregadores de emergência.

Vídeos de testemunhas capturaram a evacuação, mostrando muitos passageiros saindo da aeronave com suas bagagens de mão. Este comportamento é arriscado, pois pode dificultar a fuga de si próprio e de outros e potencialmente danificar os escorregadores de emergência. Além disso, em uma situação de ameaça de bomba, geralmente todas as bagagens precisam ser verificadas quanto à presença do possível artefato.

Entre os membros da tripulação evacuando, um comissário de bordo foi visto ajudando uma mulher idosa através de uma saída de emergência sobre a asa, recebendo elogios por suas ações.

No entanto, pelo menos outros dois membros da tripulação, sendo uma comissária de bordo com uma mala de mão e um piloto, foram vistos levando seus pertences.

A IndiGo Airlines apoiou publicamente as ações de sua tripulação, afirmando que todos os protocolos padrão foram seguidos durante a evacuação.

O voo 6E-2211 da IndiGo, operando de Déli para Varanasi, recebeu uma ameaça específica de bomba no aeroporto de Déli às 5h35. Todos os protocolos necessários foram seguidos, e a aeronave foi levada para uma área remota, conforme diretrizes das agências de segurança do aeroporto,” disse a companhia aérea em um comunicado.

O comunicado continuou: “Todos os passageiros foram evacuados com segurança pelas saídas de emergência. O voo está atualmente passando por inspeção. Após a conclusão de todas as verificações de segurança, a aeronave será reposicionada na área do terminal.

Apesar da busca minuciosa e do alerta máximo, nenhum item suspeito foi encontrado a bordo. O incidente, embora tenha terminado com segurança, gerou discussões sobre a adesão aos protocolos de evacuação e a importância de não levar consigo os pertences pessoais durante tais emergências.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Gestores de aeroportos da América Latina se reúnem no Brasil em...

0
(adsbygoogle = window.adsbygoogle || ).push({}); O Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC) reune, nesta terça-feira, 25...