Comissárias de voo são obrigadas a trocar de uniforme após passarem mal com fumaça na cabine

Duas comissárias de voo da British Airways foram obrigadas a trocar seus novos uniformes por “macacões especiais” após supostamente se sentirem mal em um voo de Barcelona para Londres-Heathrow no último domingo (8).

Segundo o fotógrafo James Cheadle, que estava a bordo, as membras da tripulação ficaram doentes devido a um incidente de fumaça na cabine, embora não esteja claro o motivo pelo qual tiveram que trocar de roupa.

Imediatamente após o pouso, o voo BA-475 foi recebido por uma grande equipe de socorro no aeroporto, com os bombeiros realizando uma varredura na cabine e os passageiros sendo evacuados para a pista enquanto as autoridades investigavam o ocorrido, reportou a mídia britânica.

O Corpo de Bombeiros de Londres também foi acionado e enviou uma equipe especializada em emergências químicas ao local, conhecida como HART (equipe de resposta a áreas perigosas). No entanto, após a análise da aeronave, nenhum problema significativo foi detectado.

Comissárias trocam de roupa – Foto: James Cheadle

De acordo com um porta-voz dos bombeiros, “a equipe fez uma varredura no avião e não encontrou leituras elevadas. Não está claro se há algum ferido nesta fase, mas certamente não de forma significativa.

Já a British Airways declarou, em comunicado, que o voo operava um avião Airbus A320 de 21 anos que apresentou um “problema técnico”. “A segurança de nossos clientes e tripulação é sempre nossa prioridade. O avião pousou normalmente em Heathrow após relatos de um problema técnico. Os clientes desembarcaram da aeronave com segurança por meio de escadas e pedimos desculpas por qualquer atraso ou inconveniência causados em sua viagem”, disse um porta-voz da companhia aérea.

Vale ressaltar que o avião em questão tem um sistema de fornecimento de ar para a cabine conhecido como “bleed air”, que é filtrado por meio de um sistema de ar condicionado. No entanto, ainda não está claro qual foi a causa do suposto evento de fumaça que afetou a tripulação no voo de Barcelona para Londres. As autoridades continuam investigando o incidente.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias