Como fornecedor do sistema de gerenciamento térmico do jatinho elétrico, Lilium escolhe a Honeywell

Concepção gráfica do jatinho elétrico Lilium Jet – Imagem: Lilium

A fabricante aeroespacial norte-americana Honeywell informa que foi selecionada pela empresa alemã de mobilidade aérea e fabricante aeronáutica Lilium para fornecer o sistema de gerenciamento térmico para a aeronave elétrico à jato Lilium Jet.

A Lilium selecionou o MicroVCS (Sistema de Ciclo de Vapor) da Honeywell para otimizar o resfriamento da cabine e gerenciar as temperaturas da bateria elétrica da aeronave, ambas funções críticas para permitir um voo mais eficiente e sustentável.

MicroVCS – Imagem: Honeywell

Honeywell e Lilium farão parceria para integrar o sistema ao Lilium Jet, que também contará com conjunto de equipamentos eletrônicos Honeywell Anthem Avionics, motores elétricos Honeywell-DENSO e controles de voo Honeywell.

O jato elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Lilium, cuja primeira unidade de produção começou a ser montada, ajudará a criar um modo de transporte regional de alta velocidade mais eficiente, sustentável e acessível para pessoas e mercadorias.

Segundo a Honeywell, sua tecnologia MicroVCS de compressor centrífugo isento de óleo e de alta velocidade permite que o sistema seja 22% mais leve do que os sistemas convencionais de resfriamento de ciclo de vapor. Essa economia de peso evitará 9.900 libras de emissões de CO2 por ano em uma aeronave de Mobilidade Aérea Avançada.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias