Como sinal dos tempos, Aeroflot manda avião ocidental Airbus A330 para manutenção no Irã

A Aeroflot, a maior companhia aérea da Rússia, foi forçada a recorrer aos serviços de manutenção de aviões do Irã devido às sanções ocidentais. Segundo o site de notícias russo RBC, um Airbus A330-300 foi enviado para Teerã nesta segunda-feira para revisão.

A manutenção será feita pela companhia aérea iraniana Mahan Air, que tem equipamentos e instalações certificados e vasta experiência, de acordo com a Aeroflot.

Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, a União Europeia e os Estados Unidos impuseram restrições à indústria aérea russa. Estas proíbem o uso de seu espaço aéreo para aeronaves russas, a venda de peças de reposição, a manutenção e a aquisição de aviões usados ​​por companhias aéreas russas, além do encerramento de arrendamentos de aeronaves para transportadoras russas.

Como resultado, as companhias aéreas russas ficaram sem opções a não ser canibalizar aeronaves aterradas para obter peças de reposição. Porém, em julho de 2022, a Rússia assinou um acordo com o Irã para o fornecimento de equipamentos e peças de reposição, bem como para reparos e manutenção.

A necessidade de serviços de manutenção no Irã da Aeroflot, a maior companhia aérea russa, marca um desenvolvimento significativo para a indústria aérea russa.

Rastreamento do voo: FR24

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias