Início Empresas Aéreas

Companhia aérea japonesa JAL tem uma mulher como CEO pela primeira vez na história

A companhia aérea Japan Airlines (JAL) anunciou recentemente que será liderada por uma mulher pela primeira vez em sua história. Mitsuko Tottori, uma ex-comissária de bordo da companhia, foi nomeada como a nova CEO e assumirá o cargo a partir de 1º de abril, conforme comunicado oficial da empresa.

Segundo o Japan Times, a escolha acontece em um momento em que as empresas japonesas estão sob pressão crescente para incrementar a diversidade de gênero e mitigar as disparidades salariais existentes entre homens e mulheres no país.

O avanço de mulheres a posições de liderança em empresas do setor de aviação não é único da JAL. Em dezembro, a Boeing, fabricante estadunidense de aeronaves, nomeou Stephanie Pope como sua nova diretora de operações. Pope é considerada como a possível sucessora do CEO atual, Dave Calhoun, daqui a dois anos. Caso isso aconteça, será a primeira vez que uma mulher ocupa a posição máxima na centenária companhia.

Outro marco recente foi a JetBlue, companhia aérea low-cost dos Estados Unidos, que foi a primeira aérea americana a declarar que escolherá uma mulher como sua principal executiva. Esses movimentos indicam um passo promissor para a promoção de uma maior equidade de gênero nas áreas de liderança do setor de aviação.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile