Companhia aérea saudita terá comissárias locais pela primeira vez na história

A Saudi Arabian Airlines, ou apenas Saudia, vai recrutar comissárias de voo sauditas pela primeira vez em 76 anos de história. A medida se torna possível por conta das medidas reformistas do atual líder do país, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman.

Como lembra o Gulf News, até hoje, a companhia empregou apenas comissários do sexo masculino e jovens comissárias expatriadas das Filipinas, Tailândia e Europa Oriental. Esta será a primeira vez que mulheres nascidas na Arábia Saudita podem se tornar comissárias da companhia aérea nacional após reformas sociais.

A princípio, as vagas estão abertas apenas para mulheres com idade entre 20 e 30 anos. Além disso, certamente, muitas mulheres enfrentarão oposição de membros de famílias tradicionais, sobretudo por conta das interações com tantos estranhos do sexo masculino durante os voos.

Outra empresa saudita, a privada flynas, permitiu que mulheres locais se tornassem comissárias de bordo desde o início de 2020, mas a pandemia atrasou as reformas na Saudia, que são implementadas apenas agora.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias