Após pagamento de fiança, americana é liberada depois de voar com munição na mala

Foto: DepositPhotos

Uma americana pode voltar para casa após ser presa ainda no desembarque do aeroporto, por transportar munição em sua bagagem e de seu marido. Ryan e Valerie Watson viajaram do Oklahoma para as Ilhas Turks e Caicos, um território britânico ultramarino dependente do Reino Unido, quando, ao pousarem no Aeroporto Internacional de Providenciales, foram abordados pela polícia local.

Na bagagem deles foram localizadas munições de calibre e quantidade não informadas. O Reino Unido tem umas das leis mais rígidas de controle de armas no mundo e a simples posse de munição, mesmo que desacompanhada da arma, é considerada um crime punível com até 12 anos de prisão.

O casal informou que esqueceram por engano as munições dentro das bagagens, mas ainda foram presos pela polícia na segunda-feira, sendo que Valeria foi liberada apenas nesta quarta-feira, 24, após pagar uma fiança de $15 mil dólares (R$76 mil), segundo reporta a CBS News.

Já o seu marido, Ryan Watson, foi liberado, mas terá que comparecer à corte toda semana, e não poderá sair da ilha. É esperado que sua audiência seja feita apenas no dia 7 de junho, sendo que até esta data ele deverá continuar nas ilhas, e por isso a família abriu uma vaquinha que já arrecadou $175 mil dólares (R$900 mil).

Até fevereiro deste ano, a administração britânica permitia que americanos que levassem por engano munição na bagagem, pagassem uma multa e fosse embora das ilhas, mas como os casos continuaram a ser recorrentes, a regra mudou e agora seguirá para julgamento.

Nos EUA o transporte de munição em si não é proibido, sendo necessário apenas que o passageiro despache a mala e avise para a companhia aérea. Neste caso, por ser tratar de voo internacional, o casal Watson deveria ter sido impedido de embarcar por estarem com munição sem ser em voo doméstico, mas por algum motivo ainda não revelado, eles passaram normalmente pela segurança ao saírem do seu país.

O direito de ter armas e munições no país foi dado na constituição, exatamente para os cidadãos terem o direito de se defender do próprio governo e da sua tirania, no caso causada pela administração britânica retirada após a independência do país.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias