Companhia aérea venezuelana pede novamente autorização para voar para os EUA

Uma companhia aérea cargueira da Venezuela está tentando novamente restabelecer voos para os EUA.

Divulgação

A Transcarga é a principal aérea de cargas da Venezuela e hoje é alvo de sanções dos EUA por estar ligada ao governo ditatorial de Caracas. Mesmo com o recente alívio de algumas sanções de Washington, os voos entre os dois países seguem proibidos, salvo em casos de deportação de venezuelanos que tentaram entrar ilegalmente nos EUA.

A aceitação destes voos, inclusive, foi uma das condições impostas pelos americanos para que algumas sanções relacionadas à importação e exportação de petróleo fossem suspensas. No passado, a Transcarga tinha pedido a volta dos voos para a Flórida, com escala num país terceiro, mas eles também foram negados.

Esta suspensão irá perdurar inicialmente por 6 meses e, neste sentido, a Transcarga pediu autorização para poder voltar a fazer voos de Caracas para Miami, exatamente para atender a demanda cargueira da indústria petrolífera, segundo informa o jornal El Periodiquito.

No entanto, dada uma recente atitude do governo venezuelano no último final de semana, o pedido da Transcarga deverá ser negado. O motivo é que, além do fato das sanções retiradas não envolverem o transporte aéreo ou de cargas, Caracas suspendeu as eleições primárias da oposição, colocando em cheque novamente o processo eleitoral no país, que é conturbado e tem reelegido sempre os apoiadores do ditador Nicolás Maduro.

Com essa atitude, surgiram rumores de que os EUA podem retirar a suspensão das sanções e voltar com elas a pleno, tirando qualquer chance da Transcarga voltar a voar para Miami.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias