Companhia aérea Virgin conseguiu enfim chegar ao lucro após 10 anos de serviço

Imagem ilustrativa: Björn Strey / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A Virgin Australia alcançou um marco histórico ao registrar resultados financeiros positivos após 11 anos. O grupo viu seus ganhos aumentarem de forma impressionante, dobrando em comparação ao ano anterior, atingindo a notável marca de 5 bilhões de dólares australianos (AUD). O Lucro Operacional antes de Juros e Impostos (EBIT) foi de AUD 439 milhões, representando uma margem de 8,8%.

A unidade de fidelização Velocity também comemorou sucesso ao reportar receitas de 330 milhões de dólares australianos, marcando um aumento de 68%. Esse crescimento foi impulsionado por um aumento significativo no número de parceiros, alcançando a marca recorde de 11,5 milhões. O EBIT subjacente de 77 milhões de dólares refletiu uma impressionante margem de 23,4%.

Segundo o Aviacionline, a própria companhia aérea experimentou um aumento impressionante em suas receitas, chegando a 4,873 bilhões de dólares australianos, representando um aumento de 126%. Esse crescimento é atribuído principalmente à maior atividade de voos.

O Lucro Operacional antes de Juros e Impostos (EBIT) foi de 362 milhões de dólares australianos, mantendo uma margem de 7,4%. Esses ganhos provieram de uma ampla gama de negócios, que incluem voos nacionais, internacionais, regionais e fretados.

Airbus A320 da Virgin Australia – Imagem: Paullymac, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

A CEO da Virgin Australia, Jayne Hrdlicka, expressou sua satisfação ao comentar: “Esses resultados são um marco importante para a Virgin Australia. Há 11 anos que a Virgin Australia não registrava lucros, e nossos resultados indicam que a transformação da Virgin Australia está avançando a passos largos. Temos um compromisso de longo prazo com essa transformação e estamos apenas na metade desse percurso de vários anos“.

Hrdlicka acrescentou com confiança: “Ao criar uma base de custos sistematicamente mais baixa e manter um balanço conservador, além de investir fortemente em tecnologia e em nossa linha de frente, estamos bem posicionados para o futuro“.

A empresa explicou que a demanda recorde por viagens de lazer e o retorno dos clientes de pequenas e médias empresas aos níveis anteriores à Covid, juntamente com um retorno mais lento, porém significativo, dos viajantes corporativos, permitiram uma recuperação significativa das receitas. Além disso, iniciativas de eficiência contribuíram para um aumento substancial da rentabilidade, apesar do aumento nos preços dos combustíveis.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias