Companhia de ultrabaixo custo Frontier registra uma nova marca em espanhol: “Frontera”

A empresa ultra low cost americana Frontier Airlines obteve a aprovação do Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT) para usar um novo nome comercial, “Frontera”. Até o momento, a companhia aérea não esclareceu como planeja usar essa nova marca.

As opções especuladas incluem a criação de uma segunda companhia aérea, uma subsidiária de voos charter, ou até um serviço premium ou programa de passageiro frequente.

O anúncio ocorreu paralelamente à notícia de que a Frontier retomará o codeshare com a companhia aérea mexicana Volaris, embora nada tenha sido mencionado sobre a utilização do novo nome comercial em espanhol nessas operações.

A aprovação do DOT indica que a marca “Frontera” será usada como marca de venda para transporte aéreo, sugerindo que possivelmente será listada como a companhia aérea operadora em voos.

A palavra “Frontera” significa “fronteira” em espanhol, o que levou alguns a especular que a nova marca poderia estar relacionada com operações em Porto Rico ou outros destinos de língua espanhola. Outra possibilidade seria a Frontier tentar consolidar seus voos intra-Caribe sob uma subsidiária separada, talvez por razões relacionadas às regras de cabotagem ou contratos trabalhistas.

Por enquanto, as finalidades da nova marca “Frontera” continuam sendo um assunto de especulação e espera-se um pronunciamento mais definitivo por parte da Frontier Airlines para esclarecer suas intenções. É importante destacar, no entanto, que o nome já está oficialmente registrado e aprovado para uso pela companhia aérea.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias