Comunidade aeronáutica se reúne em encontro institucional promovida pelo DECEA para estreitar laços

Imagem: DECEA

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou, nesta terça-feira (06/02), uma reunião com diretores das companhias aéreas, associações, concessionárias aeroportuárias, órgãos governamentais, instituições e empresas parceiras, para discutir os desafios e as oportunidades diante das novas demandas do setor.

O encontro, realizado no Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER), no Rio de Janeiro (RJ), contou também com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e demais autoridades militares e civis.

Na abertura, o Tenente-Brigadeiro Damasceno deu as boas-vindas aos participantes e destacou a importância do evento. “Considero um dia de grande importância para o Brasil, especialmente, para o Comando da Aeronáutica, pois marca não apenas a nossa constante preocupação com o aumento da capacidade de controle do nosso espaço aéreo, a melhoria da fluidez do tráfego aéreo e o aumento dos níveis de segurança operacional, como também ratifica o quão diligente é a atuação da Força Aérea Brasileira no cumprimento de sua missão constitucional”, pontuou o Oficial-General.

O Comandante da Aeronáutica ressaltou também a relevância dos principais dados e indicadores da aviação apresentados no Boletim de Performance ATM, disponibilizados, de forma transparente e ágil, para a comunidade aeronáutica.

Após a apresentação de um vídeo sobre importantes ações em parceria com a comunidade aeronáutica, o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, destacou os grandes avanços tecnológicos e operacionais realizados pela FAB, por meio do DECEA, além da parceria necessária entre os stakeholders para atingir os resultados esperados. “O Brasil presta um serviço de excelência em prol da aviação. O trabalho colaborativo da FAB com a comunidade aeronáutica contribui para a segurança e a fluidez do tráfego aéreo no nosso País”, afirmou

Em seguida, o Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, apresentou as importantes realizações do DECEA em benefício do usuário do transporte aéreo e da comunidade aeronáutica.

Entre os diversos empreendimentos em andamento, o Oficial-General destacou a implantação do Projeto Eficiência de Rotas, que inclui a reestruturação da rede de rotas fixas das regiões de Informação de Voo (FIR) de Brasília e de Recife, e a ativação do Projeto Agile, iniciativa que prioriza a tomada de decisão colaborativa e proporciona maior eficiência das operações aéreas, redução no consumo de combustível e de emissões de poluentes.

A melhoria dos serviços de navegação aérea nas bacias petrolíferas (áreas oceânicas) também foi um dos assuntos tratados na reunião. “Um dos objetivos é adequar os serviços de navegação aérea nos espaços aéreos das Bacias Petrolíferas de Campos, Campos Sul, Santos e Espírito Santo, visando elevar os níveis de segurança operacional com a prestação de serviços de controle de tráfego aéreo”, afirmou o Brigadeiro Peçanha.

Ao final do evento, o Tenente-Brigadeiro Barbacovi se colocou à disposição para se reunir com a comunidade aeronáutica e reforçou a importância de estabelecer um canal de comunicação com todos os setores envolvidos com aviação.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Por atrasos na Boeing, American Airlines muda rede de voos para...

0
A American Airlines está promovendo uma grande mudança na sua malha de voos internacionais por atrasos da Boeing com o 787 Dreamliner.