Confirmada a 1ª compra do conjunto de potência elétrico a hidrogênio ZA600, de 600 kW, da ZeroAvia

Imagem: ZeroAvia

Paris Air Show 2023 – A ZeroAvia anunciou no Paris Air Show que firmou contrato com a britânica MONTE Aircraft Leasing, convertendo seu Memorando de Entendimento (MOU) existente para um contrato definitivo de compra de até 100 conjuntos de potência elétricos a hidrogênio.

Para a ZeroAvia, este negócio representa um importante marco comercial, com os primeiros slots de construção do motor ZA600 garantidos pela MONTE. À medida que a fabricante começa a planejar suas instalações de produção, uma boa proporção da capacidade inicial de fabricação está agora comprometida.

Com a confirmação, a MONTE está agora posicionada para conquistar uma participação significativa no mercado de leasing regional de aeronaves turboélice com emissão zero.

A MONTE e a ZeroAvia pretendem modernizar aeronaves de 9 a 19 assentos com conjuntos de potência ZA600 para operadoras de companhias aéreas a partir de 2025, além de fornecer serviços de financiamento, infraestrutura, manutenção e disponibilidade de hidrogênio para apoiar essas operações.

A ZeroAvia está trabalhando para certificar o ZA600, um conjunto de potência de 600 kW projetado para aeronaves de 9 a 19 assentos, com o Cessna Grand Caravan planejado como estrutura de lançamento. Com a primeira fase do teste de voo do protótipo quase concluída, a empresa está no caminho para cumprir seu cronograma de certificação em 2025.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Edital do BNDES e da Finep para produção de combustível sustentável...

0
Do total recebido, 43 propostas têm como interesse principal a produção de combustíveis de aviação e totalizam R$ 120 bilhões.