Início Acidentes e Incidentes

Confirmados os óbitos de todos no helicóptero que caiu a caminho do litoral norte paulista

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP) confirmou nesta manhã que a queda helicóptero no litoral paulista resultou na morte de todos os ocupantes.

O helicóptero Robinson R44 de matrícula PR-HDB estava desaparecido desde o dia 31 de dezembro de 2023, e foi encontrado nesta manhã, após imagens gravadas por uma câmera de uma escola e a partir da Rodovia Tamoios (km 58) mostrarem o helicóptero passando no local, supostamente em voo baixo já próximo do local da queda.

A aeronave foi encontrada em Paraíbuna entre altas árvores e, junto dela, 4 corpos, que foram confirmados como sendo dos ocupantes do R44. O local da queda estava distante 10 quilômetros do local onde o piloto fez um pouso de emergência numa montanha após voar sob condições de voo por instrumento, o que não era permitido para aquele helicóptero, sendo que segundo o Delegado Paulo Sérgio Rios Campos, do DOPE da PCSP, ele decolou novamente retornando para a capital paulista, baseado nas informações das antenas de telefonia que rastrearam o celular das vítimas da queda.

A informação dos óbitos foi divulgada inicialmente na comunicação de Tráfego Aéreo, numa conversa captada entre o helicóptero Sikorsky UH-60L Blackhawk da Força Aérea Brasileira do Esquadrão Pantera e o Águia, o Airbus H125 Esquilo da PMESP:

O helicóptero Águia 24 foi o responsável por encontrar o helicóptero acidentado e, horas depois, outro helicóptero da PMESP, o Águia 12, conseguiu descer policiais através do guincho lateral numa clareira, onde tiveram acesso ao local da queda. Uma operação para retirada dos corpos (exfiltração) será realizada em coordenação pela PMESP e FAB, junto da Defesa Civil e Polícia Civil de São Paulo.