Conheça quais foram as 20 rotas aéreas mais voados no Brasil no ano de 2022

Imagem: DECEA

Dados anuais publicados nesta semana pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), em seu Relatório de Performance de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), mostram interessantes dados, que incluem as 20 rotas aéreas mais voadas pela aviação comercial no país em 2022.

A liderança nunca é uma surpresa, já que a ponte aérea entre os aeroportos Santos Dumont, na cidade do Rio de Janeiro, e Congonhas, na cidade de São Paulo, é uma das mais movimentadas do mundo. Foram 14.708 voos partindo da capital paulista para a fluminense e 14.640 no sentido contrário. Porém, as demais rotas da lista possuem números bastante equilibrados, conforme será possível conferir no infográfico abaixo.

Em termos de variação de 2021 para 2022, a rota que mais apresentou crescimento de voos foi entre os aeroportos de Porto Alegre e Congonhas, com 99,4% de aumento, seguida do sentido contrário da mesma rota, com 97,6% de aumento. Com isso, ambas se colocaram como as mais movimentadas do Brasil em 2022 após a ponte aérea Rio-São Paulo. Foram 6.349 voos partindo da capital paulista para a gaúcha, e 6.325 voos no sentido inverso.

Conforme os dados, os aeroportos indicados a seguir são os que aparecem nas 20 rotas, com as respectivas quantidades de aparições:

– Congonhas (SBSP): 10 rotas

– Guarulhos (SBGR): 8 rotas

– Santos Dumont (SBRJ): 4 rotas

– Porto Alegre (SBPA): 4 rotas

– Confins (SBCF): 4 rotas

– Brasília (SBBR): 4 rotas

– Recife (SBRF): 2 rotas

– Curitiba (SBCT): 2 rotas

– Salvador (SBSV): 2 rotas

Confira a seguir todas as 20 rotas mais voadas pela aviação comercial no Brasil em 2022, com seus totais de voos no ano e suas variações em relação ao ano anterior:

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias