Conselho Internacional de Aeroportos e Fórum Econômico Mundial lançam iniciativa de descarbonização

Foto por denisismagilov via Deposit Photos (sob licença)

O Conselho Internacional de Aeroportos  (Airport Council International – ACI World) e o Fórum Econômico Mundial lançam hoje a iniciativa Aeroportos do Amanhã (Airports of Tomorrow), destinada a acelerar a descarbonização da indústria da aviação. O anúncio foi feito para mais de 800 delegados da aviação na Assembleia Geral Anual, Conferência e Exposição ACI EUROPE – ACI WORLD – o mais importante encontro global de aeroportos – em Barcelona, na Espanha.

Aeroportos do Amanhã reunirá as partes interessadas nos setores público e privado para impulsionar uma colaboração e mudança sem precedentes no setor, maximizando o potencial dos aeroportos como veículos para o crescimento econômico e de gestão ambiental.

A iniciativa é construída sobre quatro pilares – Infraestrutura, Combustível de Aviação Sustentável (SAF), Finanças e Inovação – para troca de experiências e compartilhamento de conhecimento, desenvolvimento de ferramentas e orientação e avanço do advocacy.

Aeroportos como líderes na transformação

Os aeroportos têm sido líderes na transformação para a descarbonização e ACI foi a primeira organização global da aviação a se comprometer com uma meta de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050 para os aeroportos, firmada em 8 de junho de 2021. Esta iniciativa foi seguida pelo compromisso de toda a indústria, em outubro de 2021, e pelos países membros da Organização Internacional de Aviação Civil (OACI), em outubro de 2022.

A colaboração entre as partes interessadas da aviação, incluindo países, reguladores, produtores de combustível e o setor financeiro, é fundamental para o atingimento do compromisso conjunto de emissão líquida zero de carbono até 2050.

O diretor-geral de ACI World, Luis Felipe de Oliveira, disse que “a iniciativa Aeroportos do Amanhã, uma parceria entre ACI World e Fórum Econômico Mundial, ajudará os aeroportos a se transformarem de centros de passageiros em centros de energia. É um momento emocionante para os aeroportos: a transformação energética os presenteia com a oportunidade de liderar ainda mais e mudar o futuro da aviação para melhor. A descarbonização é uma questão global crítica que requer uma resposta global. Com o apoio dos governos e a colaboração das partes interessadas ao longo do ecossistema da aviação, incluindo produtores de energia, formuladores de políticas e a comunidade financeira em geral, podemos juntos construir a história de sucesso da transformação dos aeroportos em locais de emissões líquidas zero de carbono ao mesmo tempo em que aprimoramos um futuro sustentável e resiliente para os Aeroportos do Amanhã.”

“Vemos os aeroportos como epicentros de atividade estrategicamente localizados, onde líderes de todo o ecossistema da aviação podem se reunir e trabalhar juntos para transformar o setor”, disse Lauren Uppink, chefe de estratégia climática do Fórum Econômico Mundial. “Se as decisões corretas de planejamento e investimento forem tomadas hoje, os aeroportos podem desempenhar um papel fundamental na formação de um futuro sustentável para a aviação, bem como para outros setores de transporte. A iniciativa Aeroportos do Amanhã ajudará os aeroportos a aproveitar essas oportunidades, permitindo-lhes realizar seu potencial como centros de energia limpa e porta-vozes da economia líquida zero.”

Informações da ACI

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias