Controladora de Guarulhos aciona os bombeiros após Boeing 767 emitir fumaça ao pousar

O momento do pouso do Boeing 767, em cena do vídeo abaixo – Imagem: canal SBGR Live

Uma filmagem gravada e publicada nesta semana tem chamado atenção ao mostrar o curioso momento em que um Boeing 767 emitiu uma grande nuvem de fumaça enquanto fazia a desaceleração ao pousar no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos.

A situação levou a controladora de tráfego aéreo a acionar os bombeiros mesmo sem os pilotos terem reportado nenhuma anormalidade, já que a quantidade de fumaça foi realmente considerável.

A gravação disponibilizada no player a seguir foi publicada pelo canal SBGR Live no YouTube:

Como visto nas cenas acima, registradas na manhã da quinta-feira, 16 de fevereiro, a fumaça surgiu na lateral esquerda do Boeing 767-300F da Latam Cargo, logo atrás da asa, aparentando ter sido emitida do motor esquerdo, embora não seja possível, apenas pelas imagens, dar certeza sobre a origem.

Após o acionamento dos bombeiros, alguns outros aviões que se aproximavam para a pista 28L de Guarulhos foram orientados a arremeter, uma vez que seria efetuada uma inspeção da pista, para garantir que não haveria detritos no asfalto no caso de algum problema com o Boeing 767.

No fim, após os bombeiros inspecionarem a aeronave, nada de anormal foi identificado, assim como os pilotos também reportaram que não houve indicação de nenhum problema de motor. Os bombeiros escoltaram-na até o pátio, como procedimento padrão em situações como esta.

O jato cargueiro de matrícula PR-ACO voltou a voar pouco mais de duas horas depois do pouso, o que parece indicar que não foi afetado ou que sofreu algo de simples solução.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Southwest reduzirá funcionários e oferecerá programas de folga voluntária após atrasos...

0
A empresa disse que desacelerará as contratações e oferecerá uma variedade de licenças voluntárias para tentar conter os crescentes custos.