Início Aviação Executiva

Coreia do Sul vai alugar um Jumbo da Korean Air para servir de avião presidencial

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

O governo da Coreia do Sul assinou um contrato com a Korean Air Lines para que a companhia forneça um Jumbo Boeing 747-8I de sua frota, a fim de servir ao presidente do país.

Boeing 747-400 atual que serve o presidente da Coreia do Sul

O contrato de cinco anos foi assinado nessa semana e tem um valor de $242 milhões de dólares, numa licitação que teve a Korean Air como única participante. Com a vitória no leilão, a empresa de bandeira do país irá fornecer uma aeronave, seus pilotos, comissários, mecânicos e toda a logística necessária para atender ao presidente em missões fora do país.

O contrato também inclui o fornecimento de uma aeronave reserva, para o caso de indisponibilidade do avião principal.

Apesar de não terem sido divulgado mais detalhes, segundo o jornal KoreaHerald o novo avião irá entrar em serviço em novembro, após uma reforma e inspeção.

O 747-8I substituirá o antigo Jumbo 747-400, que pertence também à Korean Air, diga-se, e foi alugado de maneira similar à Força Aérea da República da Coreia em 2010.

Boeing 747-8i da Korean Air, o último Jumbo de passageiros a ser fabricado – Dillon SIN Aviation Spotters

A Korean Air é uma das três únicas companhias aéreas no mundo que voam com o 747-8 de passageiros, sendo as outras duas a Lufthansa e a Air China.

Code One

Assim como em outras forças aéreas mundo afora, o avião presidencial coreano tem um apelido quando o presidente está a bordo. Nessas ocasiões, o quadrijato é chamado de Code One, similar ao que faz os EUA, cujo avião é chamado de Air Force One, e ao Brasil, de Força Aérea Um, quando os presidentes estão dentro.

A aeronave escolhida passará por uma “reforma em larga escala”, que incluirá “decorar o exterior”, além de personalizar o interior para incluir uma área de dormir e escritório, além de reforço para proteger a segurança do presidente.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile