Coreia do Sul fecha aeroportos após drone norte-coreano sobrevoar a capital Seul

Foto: ICN

A Coreia do Sul ordenou que os Aeroportos Internacionais de Gimpo e Incheon, na área metropolitana de Seul, suspendessem temporariamente todas as partidas e chegadas na tarde de segunda-feira, depois que os drones norte-coreanos conseguiram romper as defesas do Sul e voar pela Zona Desmilitarizada que separa os dois países.

Os militares sul-coreanos disseram que usaram caças e helicópteros de ataque para combater a ameaça depois de rastrear os drones através da linha de demarcação, o que está sendo considerado uma grande violação de segurança.

A mídia local informou que pelo menos um drone norte-coreano conseguiu sobrevoar brevemente a capital sul-coreana, Seul, antes de ser abatido. Os chamados “drones suicidas” foram usados ​​com efeitos mortais na Ucrânia, onde os militares russos derrubaram deliberadamente drones iranianos carregados de explosivos.

A agência oficial de notícias Yonhap disse que os aeroportos internacionais de Gimpo e Incheon foram forçados a interromper todas as operações por cerca de uma hora na tarde de segunda-feira, após a violação de segurança a pedido do Estado-Maior.

O Ministério de Terras, Infraestrutura e Transporte da Coreia do Sul confirmou que ordenou uma parada em terra por volta das 13h às 14h na segunda-feira, mas não deu detalhes do incidente de segurança.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias