A Eve Air Mobility, empresa criada pela Embraer, anunciou hoje, 26 de maio, que continua avançando na fase de testes de sua aeronave elétrica de decolagem e pouso na vertical (eVTOL), evoluindo em direção a marcos fundamentais do programa.
Os diversos testes realizados ao longo dessa fase fazem parte da abordagem de building blocks da Eve, que busca aumentar a maturidade da tecnologia e do eVTOL para oferecer o melhor produto ao mercado.
No Brasil, a Eve concluiu os testes do propulsor em seu ambiente de ensaio (RIG), a fim de medir o desempenho aerodinâmico e as propriedades sonoras para modelagem e desenvolvimento. O número e as características gerais das pás (torção, forma, etc.) são fundamentais na definição do perfil de vibração, carga e som, bem como nos requisitos de energia do eVTOL. Os engenheiros testaram vários modelos para melhorar a eficiência, reduzir o impacto sonoro e os custos operacionais.
A empresa também começou recentemente a testar seus rotores de elevação vertical a bordo de uma nova plataforma customizada montada em um caminhão. O equipamento móvel foi projetado especificamente para avaliar o desempenho dos rotores durante a fase de transição do voo. A equipe de engenharia já começou os testes e a coleta de dados sobre as características aerodinâmicas dos rotores durante o voo para a frente.
A aeronave da Eve apresenta uma configuração de decolagem + cruzeiro (Lift + Cruise) com rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. Essa configuração favorece a segurança, eficiência, confiabilidade e certificabilidade, enquanto reduz custos operacionais, de manutenção, reparo e revisão.
Os resultados dos recentes testes em túnel de vento da empresa, acompanhado das descobertas dos testes de propulsão e dos rotores, estão sendo utilizados para aumentar a fidelidade do simulador de voo e do sistema fly-by-wire da empresa.
A Eve também está utilizando os aprendizados obtidos a partir de cálculos aprimorados de Fluidodinâmica Computacional (CFD) para aperfeiçoar a análise da transição entre as fases de voo pairado e de cruzeiro, entre outras ferramentas.
A Eve espera concluir a seleção dos principais fornecedores de equipamentos na primeira metade de 2023 e iniciar a montagem do primeiro protótipo do eVTOL durante a segunda metade de 2023, seguido pela campanha de testes em 2024. O eVTOL da Eve está programado para ser certificado e entrar em serviço em 2026.