CSA se junta ao seleto grupo das companhias aéreas com 100 anos de idade

No dia 6 de outubro de 2023, a companhia aérea CSA, de bandeira da República Checa, está comemorando seu centenário. A empresa se uniu ao seleto grupo de companhias aéreas centenárias, incluindo a KLM, Avianca, Qantas e Aeroflot.

Fundada originalmente em 1923 como ČSA (Československé Státní Aerolinie), a companhia aérea nacional do estado recém-criado da Checoslováquia, teve suas operações interrompidas em 1939, durante a ocupação nazista. Após a Segunda Guerra Mundial, em 1948, a empresa foi restabelecida sob o regime comunista.

Durante as décadas seguintes, a CSA passou por mudanças de propriedade, incluindo a transição para uma economia de mercado e a dissolução da Checoslováquia.

Infelizmente, mesmo com a celebração de seus 100 anos, a CSA passa por um momento turbulento. Em março de 2021, devido às dificuldades financeiras agravadas pela pandemia de Covid-19, a empresa iniciou um processo de recuperação judicial. Apesar das dúvidas sobre a sua continuidade, a CSA conseguiu sair do processo em junho de 2022, porém, com uma operação muito reduzida.

Atualmente, a frota da companhia aérea é composta por apenas duas aeronaves Airbus A320, que atendem a três destinos a partir do aeroporto internacional de Praga-Ruzyně. Antes, a CSA chegou a operar uma frota com mais de 40 aeronaves e atingir dezenas de destinos, incluindo Europa, América do Norte e Ásia.

Em junho de 2023, a CSA anunciou uma expansão de sua frota, com o arrendamento de quatro aeronaves Airbus A220-300 da Air Lease Corporation. Essa é a primeira expansão da CSA em vários anos, o que traz esperanças para uma possível recuperação e retomada de suas operações em um futuro próximo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias