Início Indústria Aeronáutica

De Havilland avalia mercado para uma versão modernizada do avião de carga bimotor Short Sherpa

A De Havilland Aircraft do Canadá está avaliando o mercado potencial para uma versão modernizada do avião de carga bimotor Short Sherpa, cuja produção foi interrompida em 1990. O modelo poderia ser usado em missões humanitárias, como informa a matéria do Aviation Week.

Em 2019, a Viking Air – agora parte da De Havilland Canada – adquiriu os certificados de tipo para os modelos Short Skyvan, 330, 360 e Sherpa quando a Bombardier vendeu a operação da Short Brothers em Belfast, Irlanda do Norte, para a Spirit AeroSystems.

Anteriormente, a Bombardier havia vendido os certificados de tipo dos modelos fora de produção da De Havilland Canada para a Viking Air, incluindo o DHC-6 Twin Otter e Dash 8-400, bem como para os bombardeiros anfíbios Canadair CL-215 e -415.

“Estamos nas fases iniciais de avaliação do potencial atual e futuro da aeronave Sherpa”, diz a De Havilland Canada. “Nós iremos nos envolver com a comunidade de aviação para rever possíveis aplicações nos próximos meses. Nosso foco será olhar para as possibilidades de modernização do atual design da aeronave.”

Designado como C-23 no serviço militar, o Sherpa foi um derivado de transporte leve do Short 330/360, um turboélice regional com capacidade para 30 a 40 assentos. Um total de 60 unidades foram construídas e mais da metade delas foram operadas pela Força Aérea e Exército dos Estados Unidos até 2014.

Equipada com um par de motores Pratt & Whitney Canada PT6A e uma rampa de carga traseira, a aeronave Sherpa tem alcance de 195 milhas náuticas com uma carga máxima de 7,000 lb. Com capacidade de decolagem e aterrissagem curtas, a aeronave foi projetada para operar em pistas não pavimentadas.

Desde a aquisição dos certificados de tipo da Bombardier, a De Havilland Canada retomou a produção do Twin Otter, e as entregas do modernizado bombardeiro CL-515 estão programadas para começar em 2027. A produção do Dash 8-400 foi interrompida em 2022 após a venda da fábrica da Bombardier em Downsview, Toronto.

A empresa planeja construir uma nova instalação de produção, a De Havilland Field, no condado de Wheaton, a leste de Calgary, em Alberta. Espera-se que a nova instalação seja o local para a montagem final do Dash 8-400, caso a produção seja retomada, além do Twin Otter e DHC-515.

Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.
Sair da versão mobile