A De Havilland Canada realizou o primeiro voo do programa de atualização de aviônicos para seus EAFs CL-215T, CL-415 e CL-415. A operação ocorreu em 30 de maio de 2022 em Abbotsford, British Columbia. O novo pacote integra os instrumentos de voo Collins Aerospace Pro Line Fusion, reporta o site parceiro Aviacionline.
A esse respeito, Jean-Philippe Côté, vice-presidente de programas da De Havilland Canada, destacou que a fabricante está “empolgada com o sucesso do voo de teste. Estamos ansiosos para ser certificados pela Transport Canada nos próximos meses.”
Por sua vez, Chris Conway, diretor de desenvolvimento de negócios da Collins Aerospace, acrescentou: “estamos orgulhosos de colaborar com De Havilland nesta iniciativa. Nosso sistema Pro Line Fusion oferece melhorias de segurança, eficiência e previsibilidade essenciais para o combate a incêndios.”
Esta suíte de aviônicos foi projetada e customizada para missões de combate a incêndios. Também será instalado no recém-lançado avião DHC-515 Firefighter. Entre as vantagens da linha Pro Line Fusion está a comunalidade: as aeronaves De Havilland CL-215T, CL-415, CL-415 EAF e DHC-515 que possuem a referida cabine instalada podem ser operadas pela mesma tripulação. Assim, os clientes poderão mover facilmente os pilotos entre as aeronaves.
“Acreditamos que a capacidade de operar com cabines de comando comuns em toda a nossa família de aeronaves é um benefício significativo para nossos clientes”, observou Côté sobre esse ponto.
A Cascade Aerospace foi responsável pela execução do programa. Kevin Lemke, seu vice-presidente executivo e COO, mencionou que este primeiro voo “é um grande avanço para o programa”. Sobre o desenvolvimento desta tecnologia, o executivo acrescentou que “o trabalho conjunto que temos realizado com a De Havilland Canada e a Collins Aerospace nos últimos dois anos está na reta final. Só precisamos terminar os testes e seguir em frente com a certificação.”