Boeing se une à indústria local para oferecer a versão militar do 737 ao Canadá

Foto: Boeing

A Boeing e vários parceiros da indústria canadense anunciaram sua intenção de colaborar para posicionar o P-8A Poseidon como a melhor opção para o programa Canadian Multi-Mission Aircraft (CMMA). O objetivo do CMMA é equipar as Forças Armadas do Canadá com uma aeronave tripulada de longo alcance de Comando, Controle, Comunicações e Computadores (C4) e Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) e Guerra Anti-Submarino (ASW) com capacidades expandidas, para substituir o CP-140 Aurora.

A equipe (Team Poseidon) é composta por CAE, GE Aviation Canada, IMP Aerospace & Defense, KF Aerospace, Honeywell Aerospace Canada e Raytheon Canada, constituindo a pedra angular da proposta industrial canadense para a oferta da Boeing para o P-8A (uma versão modificada do Boeing 737 NG), informa o site parceiro Aviacionline.

A proposta da Boeing envolveria a participação de mais de 600 fornecedores canadenses, representando mais de 20.000 empregos e benefícios econômicos anuais para o Canadá de 5,3 bilhões de dólares canadenses.

O P-8A da Boeing é uma solução militar, com quase 150 unidades entregues em cinco países até o momento. De acordo com a Boeing, o P-8 aumentará a capacidade do Canadá de defender suas fronteiras norte e marítimas, garantindo interoperabilidade com os aliados do NORAD e da OTAN.

“Como parceira dedicada da indústria canadense há mais de um século, a Boeing tem orgulho de reunir uma equipe de empresas de classe mundial em apoio à nossa oferta de P-8 para o Canadá“, disse Heidi Grant, presidente de Desenvolvimento de Negócios da Boeing Defense. , Espaço e Segurança e Serviços Governamentais. “Juntos, fortaleceremos a indústria aeroespacial e de defesa do Canadá por meio de um compromisso de 100% de benefícios industriais e técnicos se recebermos o contrato do CMMA”.

O P-8A Poseidon oferece recursos avançados de guerra antissubmarino, guerra anti-superfície, inteligência, vigilância e reconhecimento e recursos de busca e salvamento, e é a única aeronave multimissão em serviço e produção que atende a todos os requisitos do CMMA. O P-8 também tem a distinção adicional de reforçar a conexão entre segurança nacional e gestão ambiental.

“O P-8A Poseidon oferece uma oportunidade única para a Força Aérea Real Canadense, já que todos os custos de desenvolvimento foram pagos por outros clientes do P-8”, disse Sean Liedman, diretor de Desenvolvimento de Negócios Internacionais para aeronaves de Mobilidade e Vigilância da Boeing. Defesa, Espaço e Segurança.

Os clientes atuais do Boeing P-8 incluem a Marinha dos EUA, Marinha da Índia, Força Aérea Real Australiana, Força Aérea Real da Noruega, Força Aérea Real da Nova Zelândia, Marinha da República da Coreia e Marinha Alemã .

O tamanho do Canadá exige uma aeronave com longo alcance e tempos de espera para garantir que a plataforma possa transitar para áreas de operação e permanecer na estação por tempo suficiente. O Governo do Canadá determinará o vencedor do concurso CMMA entre 2023 e 2024.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Dessa vez com avião todo azul, está vindo ao Brasil outro...

0
Decolou dos Estados Unidos da América na madrugada desta sexta-feira, 26 de abril, mais um voo de brasileiros deportados daquele país para o