DECEA ativa a Célula de Gerenciamento de Fluxo do Centro de Controle de Assunção, no Paraguai

Imagem: CGNA / DECEA

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) informa que o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), organização militar a ele subordinada, realizou, de 31 de julho a 11 de agosto, a implementação do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA) e a ativação da Célula de Gerenciamento de Fluxo de Assunção, no Paraguai.

Durante a programação foram ministradas instruções teóricas e práticas sobre Tomada de Decisões Colaborativas (CDM), medidas do Serviço de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM), Análise Pré-Tática, Tática e Pós-Operações, Confecção de Informes Diários, entre outros assuntos.

As aulas práticas proporcionaram aos usuários a oportunidade de manusear a ferramenta SIGMA e, a partir dessa experiência, compreender a aplicabilidade do sistema no Serviço ATFM.

Imagem: CGNA / DECEA

A equipe da Dirección Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC) realizou análises e desenvolveu produtos com a Confecção do Plano Diário ATFM com base no modelo proposto no Guia de Implantação do Serviço ATFM, na região sul-americana. Durante o briefing sul-americano de ATFM Pré-Tático, foram apresentadas as informações de demanda prevista por meio do Painel do Plano de Operações da Região SAM (OPSAM).

A iniciativa visa atender à solicitação da DINAC com base no Acordo de Cooperação Técnica com o DECEA. Coordenada pela Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB) no Paraguai, o acordo incentiva o desenvolvimento de ações conjuntas que proporcionem o intercâmbio de informações, promoção de novas tecnologias, assistência técnica, consultoria e assessoria especializada, ensino e pesquisa, treinamento de pessoal, além de desenvolvimento e avaliação de processos.

Imagem: CGNA / DECEA

De acordo com a profissional da Célula de Gerenciamento de Fluxo do Centro de Controle de Área Unificado de Assunção, Celia Fernández, o treinamento foi uma excelente oportunidade de ampliar os conhecimentos, tanto sobre ATFM quanto sobre o Sistema SIGMA.

Para o Diretor de Operações do CGNA, Tenente-Coronel Aviador Fábio da Silva Santos, a ativação da célula FMC, a implementação da ferramenta e o treinamento dos especialistas da DINAC é de grande importância para o desenvolvimento do ATFM SAM.

“A integração entre as Unidades de gerenciamento e a colaboração entre elas permite uma maior eficiência das operações aéreas e a preservação dos níveis de segurança operacional. Sendo essa integração intensificada justamente em um momento onde o número de operações aéreas na região está em pleno crescimento”, finalizou o Diretor.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias