Realizado lançamento de paraquedistas na modalidade HAHO pela 1ª vez a partir de um Airbus A400M

Cena do vídeo apresentado abaixo – Imagem: Exército Aéreo e Espacial da Espanha

O Exército Aéreo e Espacial da Espanha informa que realizou o primeiro lançamento de paraquedas no modo HAHO (sigla em inglês para “alta altitude, alta abertura”) a partir de uma aeronave Airbus A400M.

Seis paraquedistas do Esquadrão de Apoio à Implantação Aérea (EADA) saltaram de um A400M da Ala 31 a uma altura de 18.000 pés (5.500 metros) e tornaram-se assim pioneiros neste modo de lançamento a partir do grande quadrimotor.

A abertura do paraquedas do primeiro lançador foi realizada a 16.500 pés, o que determinou que o salto fosse na modalidade HAHO, ou seja, lançamento feito em alta altitude e com abertura de paraquedas ainda em alta altitude.

Segundo o Exército Aéreo e Espacial, esse é um tipo de salto muito particular, dada a grande altitude em que é realizado. A ausência de oxigênio exige que tanto os paraquedistas quanto as tripulações das aeronaves precisem inalar oxigênio respirável, a fim de evitar a hipóxia. Isso exige que o avião, além dos supervisores de carregamento e mecânicos, conte com o auxílio de um técnico de oxigênio e de um técnico de treinamento fisiológico.

Este marco é resultado de um trabalho prévio de credenciamento e compartilhamento de procedimentos entre a Ala 31, com sua plataforma T.23 (nomenclatura militar para o A400M), e a EADA, com seus saltadores e chefes de salto.

Este salto já havia sido testado em altitudes mais baixas, onde não era necessário oxigênio, para garantir a eficácia e segurança dos procedimentos que foram agora aplicados.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Sindicato dos Aeronautas se reúne com ministro de Portos e Aeroportos...

0
O Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), representado pelo presidente, Henrique Hacklaender, e pelo secretário-geral, Clauver Castilho