DECEA realiza workshop sobre Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo

Imagem: DECEA


No dia 26 do último mês, o Subdepartamento de Operações do DECEA realizou um workshop focado em Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA).

A iniciativa teve como propósito informar sobre as atualizações na ICA 63-10, que estabelece os critérios de homologação das EPTAs, e motivar os operadores a expandirem seus serviços para aeroportos que ainda não contam com essa facilidade, inclusive aqueles que não são homologados para operações por instrumentos (IFR – Instrument Flight Rules).

O workshop foi direcionado a empresas que já estão envolvidas na operação de EPTA, assim como aquelas que possam demonstrar interesse em fornecer os serviços dessa infraestrutura.

Durante o evento, foram abordados diversos temas, incluindo as inovações trazidas pelo Projeto R-AFIS (Serviço de Informação de Voo de Aeródromo Remoto), o procedimento de inspeção conduzido pela ASOCEA (Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo), as Estações de Radiodifusão Automática de Aeródromo (ERAA), o processo de avaliação de conformidade PCEA, além das principais modificações nos procedimentos de homologação das EPTA.

Nosso objetivo maior é trocar conhecimento e, sobretudo, escutá-los. Aproveitem para tirar as dúvidas na busca da evolução que todos nós queremos”, explicou o chefe do SDOP, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, na abertura do evento, destacando o anseio do DECEA em entender as demandas e necessidades dos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), no que tange às EPTA.

Realizado no Auditório Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e transmitido pela internet, o Workshop EPTA 2023 demarcou um passo importante na divulgação de novas normas e informações essenciais para a operação dessas estações.

Os benefícios incluem maior clareza nos critérios de homologação das EPTAs, reduzindo a carga de trabalho para os órgãos regionais do SISCEAB e agilizando o processo de prestação de serviços de navegação aérea. O que, por sua vez, melhora a transição de voos entre órgãos operacionais e beneficia os pilotos com mais serviços de telecomunicações disponíveis.

As EPTAs desempenham um papel crucial na segurança das operações aéreas, complementando a infraestrutura de serviços de navegação aérea ao fornecer controle de tráfego aéreo e informações de voo em aeroportos onde o COMAER não possui um Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA).

A realização do workshop, destinado aos usuários que operam ou visam operar estas infraestruturas, representa um marco significativo no estreitamento das relações do DECEA com estes públicos na busca por um sistema de navegação aérea mais eficiente e seguro.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias