DECEA vai supervisionar testes com aeronaves não tripuladas em apoio à Petrobras na Bacia de Campos

Imagem: DECEA

O Programa SIRIUS Brasil está avançando em suas atividades, especialmente no projeto de Integração do Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (UAS) no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Sob a supervisão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, uma série de testes de suporte logístico será realizada em Macaé, visando às plataformas da Petrobras com o uso de aeronaves não tripuladas.

Os testes nesta quinta-feira (13/06) após as 18h e se estenderão ao longo de 30 dias. Durante esse período, voos serão conduzidos entre o heliponto de Imbetiba e a Plataforma P-51. Essa missão, coordenada pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo em conjunto com o Controle de Aproximação de Macaé, visa testar as operações com aeronaves não tripuladas para transporte de carga na região oceânica da Bacia de Campos.

A iniciativa representa um avanço significativo no uso de tecnologias aéreas não tripuladas para apoiar operações logísticas em ambientes desafiadores, como as plataformas offshore. Ao integrar esses sistemas ao controle do espaço aéreo brasileiro, espera-se otimizar a eficiência e segurança das operações, além de abrir portas para futuras aplicações em diversos setores.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias