Grande movimento aéreo leva Divisão de Busca e Salvamento do DECEA a visitar a Petrobrás; entenda

Imagem: DECEA

A Divisão de Busca e Salvamento (DSAR) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) realizou uma visita técnica, na última terça-feira (5/9), ao Centro Integrado de Logística e E&P da Petrobrás, na Ilha do Fundão, no Rio de Janeiro.

O propósito foi promover a troca de conhecimentos técnicos sobre o funcionamento do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR) e as operações da empresa, devido ao grande volume de movimentos aéreos, em especial nas bacias petrolíferas de Campos e Santos.

Durante o encontro, foi apresentada a estrutura e operação do Centro Integrado de Logística e E&P, bem como as características relativas às respostas a emergências e às suas operações aéreas, que representam cerca de 20% do total de operações offshore a nível mundial.

A estrutura, distribuição geográfica e o processo de funcionamento do Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico (SISSAR) também foram abordados durante a visita, com o objetivo de possibilitar um melhor mapeamento das características de operação e possíveis cenários a serem encontrados, permitindo uma resposta mais eficiente em caso de ocorrências aeronáuticas na região.

Os temas discutidos no evento serão fundamentais para que a DSAR execute as ações e atualizações necessárias, contribuindo para o aprimoramento do preparo dos meios e, consequentemente, para o aumento da eficiência do SISSAR na resposta a eventualidades na região“, avaliou o adjunto da DSAR, Major Aviador Kayo Coelho Sant Anna.

Criado pela portaria n°99/GM de 20 de fevereiro de 1997, o Sistema de Busca e Salvamento Aeronáutico Brasileiro (SISSAR) tem como finalidade empregar os meios necessários ao provimento do serviço de busca e salvamento, em consonância com os documentos afins editados pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) para a localização e o socorro de sobreviventes de acidentes aeronáuticos ou marítimos.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias