Decola pela primeira vez a aeronave elétrica “Midnight”

Imagem: Archer

A empresa norte-americana Archer Aviation, desenvolvedora e fabricante de aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais (eVTOL), anunciou nesta semana que seu programa de testes de voo atingiu outro marco importante quando a aeronave “Midnight” (Meia-Noite) da empresa decolou.

Este marco se baseia nos quatro anos de testes de voo da Archer, incluindo dois anos de testes de voo em grande escala com o “Maker”, protótipo do projeto.

À medida que o programa de testes de voo da Archer continua avançando, a empresa espera que o envelope de voo do Midnight progrida rapidamente do atual estágio de voo pairado para o de voo de transição completo sustentado pelas asas nos próximos meses.

Isso abrirá caminho para que a Archer comece a realizar testes que também sirvam para o processo de certificação junto à Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) no próximo ano, enquanto trabalha para colocar o modelo em serviço em 2025.

Simultaneamente ao programa de testes de voo do Midnight, a Archer pretende continuar o programa de testes de voo do Maker, bem como voar em rotas comerciais simuladas para continuar avançando na prontidão operacional da empresa.

Imagem: Archer

“Esta próxima fase do programa de testes de voo do Archer só é possível devido aos quatro anos de testes de voo que realizamos. O Midnight está aproveitando o sucesso de sua aeronave antecessora e representa mais um passo significativo no caminho da Archer para a comercialização”, disse o fundador e CEO da Archer, Adam Goldstein.

“O próximo ano e meio será focado em continuar avançando rapidamente em nosso programa de testes de voo e nas operações de táxi voador elétrico da Archer, enquanto nos preparamos para lançar o Midnight ao mercado em 2025”, completou o CEO.

O COO da Archer, Tom Muniz, disse: “Tendo levado sete aeronaves eVTOL de tamanho real desde o projeto até o teste de voo durante minha carreira na indústria eVTOL, o marco de hoje com o Midnight marca o voo mais significativo até o momento, trazendo a Archer e a indústria eVTOL mais um passo mais perto de trazer uma aeronave escalável e comercialmente viável para o mercado”.

Segundo a Archer, seu objetivo é transformar as viagens urbanas, substituindo viagens de carro de 60 a 90 minutos por voos de táxi voador elétrico estimados em 10 a 20 minutos, que sejam seguros, sustentáveis, de baixo ruído e com custo competitivo com o transporte terrestre.

O Midnight é uma aeronave pilotada, para quatro passageiros, projetada para realizar voos rápidos consecutivos com tempo mínimo de carga entre os voos.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias