Decolou pela primeira vez o sexto e último exemplar do Airbus BelugaXL

A frota de aeronaves BelugaXL da Airbus está praticamente completa, considerando que o sexto e último exemplar do modelo fez seu primeiro voo, ainda de testes, na sexta-feira (21). O avião, com o número de registro de teste F-WWYX, decolou de Toulouse, na França, às 9h00 e completou sua jornada de cerca de uma hora.

O BelugaXL, com base no A330-200, é o sucessor do BelugaST, feito na plataforma do A300-600. Além disso, sua entrada em serviço marcou o início de uma nova era para a logística da Airbus, uma vez que a aeronave tem uma eficiência do fluxo de transporte 30% melhor do que sua antecessora.

Com o principal objetivo de atender às diversas instalações de produção da Airbus, espalhados pela Europa, a frota de BelugaXL atualmente trabalha em 11 destinos que recebem e enviam seções da fuselagem e das asas para as linhas de montagem de Toulouse e Hamburgo.

A versão BelugaXL possui uma pintura especial que os espectadores não deixarão de notar. Além da ilustração manter os tons tradicionais da empresa, ela também oferece um toque de modernidade e, claro, a tradicional “boca” e os “olhos” da baleia Beluga, que dá nome ao avião por sua semelhança.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias