Delta pede a funcionários que desinstalem imediatamente o TikTok de seus celulares pessoais

A Delta Air Lines anunciou a seus funcionários na sexta-feira (30) que eles devem remover o aplicativo de mídia social TikTok de seus dispositivos de trabalho, e também excluí-lo de seus dispositivos pessoais, se estes forem usados para acessar qualquer um dos sistemas da companhia aérea, como o e-mail ou software de reserva de viagens.

Isso segue a política semelhante imposta pela Southwest Airlines, que na semana passada proibiu o uso da plataforma TikTok, pois a empresa é contratada do governo americano, e portanto, deve obedecer a proibição nacional imposta ao aplicativo de vídeos. A Delta citou a mesma preocupação para justificar a proibição, presumivelmente temendo que isso possa colocar em risco seus contratos com o governo dos EUA.

A Casa Branca havia demandado no início deste ano aos contratados do governo para pararem de usar o TikTok em seus equipamentos de trabalho ou em qualquer outra rede ligada às funções dos funcionários, por causa do medo de que grandes quantidades de dados pudessem ser coletadas pelo aplicativo e caírem nas mãos da China.

A informação sobre a proibição da Delta foi anunciada aos funcionários através de um memorando interno, visto pela equipe do TPG. Ainda não foi revelado se a Delta deixará de usar TikTok, onde acumulou cerca de meio milhão de seguidores.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias