Demitidos os pilotos do avião que perdeu a porta de emergência

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto de um passageiro após o incidente

Na segunda-feira da semana passada, acompanhamos o inusitado caso de um avião que perdeu sua porta de emergência quando estava prestes a decolar de Minneapolis para Ironwood, ambas nos Estados Unidos, com 8 pessoas a bordo.

O avião envolvido, um turboélice monomotor Pilatus PC-12, embora de pequeno porte e mais conhecido por ser utilizado na aviação executiva, é a espinha dorsal da empresa regional Boutique Air. Segundo dados do FlightRadar24, são 21 unidades do modelo na frota, além de outros 5 aviões bimotores. O vídeo a seguir mostra uma experiência de voo em um PC-12 da companhia.

Sobre o incidente, passageiros relataram que a experiência foi assustadora e traumatizante, pois malas foram arremessadas para fora da cabine e o cinto de segurança evitou que o mesmo ocorresse com uma criança que estava no assento mais próximo da porta.

Foto interna de um PC-12, com a porta de emergência aberta – Imagem: Boutique Air

Alguns dias após o caso, que foi registrado no dia 5 de maio, uma reunião foi realizada entre representantes da companhia aérea e do condado de Ironwood, para onde o voo iria e que é atendido apenas por operações da Boutique Air. O condado solicitava maiores esclarecimentos devido à gravidade do ocorrido e devido a um anúncio da empresa sobre o cancelamento da rota após o incidente.

Segundo o jornal local Upper Michigan, a companhia aérea não apresentou ao Condado uma justificativa pela decisão de cancelamento dos voos, porém, afirmou que os pilotos foram desligados do quadro de funcionários.

A Boutique explicou que inicialmente colocou os dois tripulantes em licença para investigações, mas, no dia 10 de maio, demitiu-os após identificar que o problema com a porta foi resultado de falha dos pilotos em completar uma lista de verificação pré-voo.

Este é o segundo incidente que chama atenção com a Boutique Air neste ano, após uma roda de outro PC-12 cair em um voo que havia saído de Ironwood e se preparava para pousar em Chicago. Ninguém foi atingido pela roda, que caiu em meio a casas, e nem a bordo do avião após o pouso, realizado sem que os pilotos soubessem que tinham perdido uma roda. Relembre a ocorrência clicando aqui ou no título logo abaixo.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Azul faz uma pausa na rota entre São José do Rio...

0
A Azul Linhas Aéreas informa que em breve voltará a fornecer conexão aérea direta entre a cidade de São José do Rio Preto e a de Confins.