Início Aviação Militar

Demonstrações da Esquadrilha da Fumaça neste fim de semana serão nos céus fluminenses

Imagem: Sgt. Johnson / Força Aérea Brasileira

Neste sábado e domingo, dias 24 e 25 de junho, sempre às 16h00, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), popularmente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, fará demonstrações com suas aeronave Embraer A-29 Super Tucano nos céus fluminenses.

Primeiro, neste sábado, a apresentação será no município de Resende, próximos às divisas do Rio com São Paulo e Minas Gerais. O local será o Aeroporto de Resende, onde acontece o Aero Festival.

Depois, no domingo, o Vivo Rio Pro 2023, etapa mundial da Liga Mundial de Surfe (WSL – World Surf League), que acontece no município de Saquarema, no Rio de Janeiro, contará com a atração especial no céu.

Com a presença do Esquadrão, a WSL se junta ao grupo de maiores eventos esportivos do mundo que recebem apresentações militares, como o Super Bowl e o Grande Prêmio de Fórmula 1. Além de um marco histórico em competições mundiais de surfe, a Esquadrilha da Fumaça vai realizar o show pela primeira vez em Saquarema.

A apresentação também será uma tratativa da Força Aérea Brasileira em alusão à celebração dos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, o “Pai da Aviação”. Além da presença inédita na etapa mundial da WSL, a FAB vai preparar, durante todo o mês de julho, eventos e demonstrações aéreas com voos de aeronaves em comemoração ao “Mês Dumont”.

O Tenente-Coronel Daniel Garcia Pereira, Comandante da Esquadrilha da Fumaça, afirma que realizar demonstrações a fim de divulgar a imagem institucional da Força Aérea Brasileira é a missão na Esquadrilha da Fumaça, e essa apresentação em Saquarema, após as baterias de uma etapa do circuito mundial de surfe, certamente será um momento especial.

“O público presente ainda estará com a adrenalina das manobras no mar, e será só olhar para cima e apreciar o voo acrobático com os aviões que são usados para garantir a soberania do nosso espaço aéreo”, finaliza Garcia.