Demora nas linhas de Boeing e Airbus faz Lufthansa reativar mais jatos Airbus A380 e A340

A Lufthansa já havia anunciado anteriormente que o Airbus A380, maior avião de passageiros do mundo, retornará em voos para os Estados Unidos. Agora, a empresa vai além e, segundo informações obtidas pelo site Aero.de, quer tirar mais aviões do modelo do armazenamento para voar com uma frota de oito jatos do tipo.

Quatro aeronaves já estavam sendo reativadas e, para garantir que tudo estivesse de acordo com os protocolos de segurança, a companhia realizou voos de treinamento com o A380 em Hannover e Leipzig no ano passado. No entanto, o aumento no escopo do projeto, com a adição de mais quatro aviões, demandará uma aceleração na preparação dos alemães.

Além do aumento na demanda de passageiros, outro motivador para a retomada da operação com o A380, que já havia sido dado como cortado da frota há alguns meses, foram os sucessivos atrasos no projeto do Boeing 777X, modelo do qual a Lufthansa possui uma encomenda de 20 unidades. Na melhor das hipóteses, a alemã calcula que vai começar a receber o 777-9 (da família 777X) por volta de 2025 apenas.

Além disso, a Lufthansa terá que usar todos os dez A340-600 novamente no verão. Essa era outro modelo que já estava praticamente em aposentadoria na frota, mas reviveu. Esse é outro problema, pois, passada a pior fase da crise sanitária da pandemia, Airbus e a Boeing não conseguem acompanhar a produção dos novos A350 e 787.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias