Início Empresas Aéreas

Deputado tem embarque negado em Brasília por causa de sobrepeso em voo de ATR

Avião ATR 72 VoePass Passaredo
Imagem: Voepass

Um problema técnico levou a um deputado e outros passageiros terem embarque negado em Brasília ontem. O caso aconteceu em um voo da Voepass em parceria com a LATAM para Araguaína´, no Tocantins. A rota é operada pela aeronave turboélice ATR 72-600 de 68 passageiros e dura 2h30min.

O voo de ontem saiu no horário, mas vários passageiros, incluindo o Deputado Estadual Marcus Marcelo (PL-TO), acabaram não embarcando devido ao sobrepeso da aeronave.

A informação passada pelos funcionários da Voepass é que eles seriam remarcados para o próximo voo disponível, no caso no dia 1º de setembro, sexta-feira. Apenas a Voepass possui voos na cidade tocantinense, enquanto que, de ônibus, o trajeto dura em torno de 19 horas.

Em nota enviada à imprensa, a Voepass informou que esta limitação de passageiros ocorreu por problemas no caminhão de combustível em Araguaína e que os passageiros foram atendidos conforme a Resolução 400 da ANAC.

Considerando que o problema no caminhão impediria o abastecimento no destino, a aeronave teria que decolar de Brasília já com combustível para ida e a volta. Desta maneira um peso maior seria adicionado ao voo.

Nessa situação, caso o voo decolasse com todos os passageiros, o avião ultrapassaria o Peso Máximo de Decolagem definido pelo fabricante, já que praticamente todos os aviões comerciais não conseguem decolar com máximo de combustível e máximo de carga paga (passageiros + carga).

Sair da versão mobile