Deputados do PT e PSOL já querem discutir destinação do Aeroporto Carlos Prates (MG)

Aeroporto Caros Prates – Imagem: Infraero

A Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) discutirá, nesta segunda-feira (10), a destinação do terreno onde funcionou o Aeroporto Carlos Prates. A audiência será realizada no Auditório José Alencar, a partir das 14h30, a pedido das deputadas Beatriz Cerqueira (PT) e Bella Gonçalves (Psol).

O aeródromo localizado na Região Noroeste de Belo Horizonte teve as atividades encerradas no último sábado (1º/4), conforme determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). As decolagens, para retirada das aeronaves, podem prosseguir pelos próximos 60 dias, mas novos pousos na pista estão proibidos.

A decisão foi tomada devido às reclamações dos moradores do entorno, que convivem com barulho e acidentes. No dia 11 de março, um avião caiu sobre duas casas no Jardim Montanhês, matando o piloto e deixando uma passageira gravemente ferida.

O fechamento, no entanto, gerou reclamações de empresários e pilotos. Em audiência da Comissão de Desenvolvimento Econômico realizada na última segunda-feira (3), eles discordaram da decisão e alegaram que a suspensão das atividades se deu de maneira abrupta e sem planejamento.

Com o encerramento das operações, o Aeroporto Carlos Prates deixou de ser administrado pela Infraero. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) passou a ser responsável pela gestão do espaço. 

Em audiência de prestação de contas na Câmara Municipal realizada na última segunda-feira (3), o prefeito Fuad Noman informou que existe a intenção de construir no terreno moradias populares e uma unidade de pronto atendimento.

Questionado pelos vereadores, Noman disse que a execução desse projeto deve consumir cerca de R$ 500 milhões. Segundo ele, as obras devem ficar a cargo da próxima gestão municipal, que se inicia em 2025.

Informações da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias