Descoberta do local onde estava o helicóptero desaparecido no Amapá foi feita com avião Caravan do Graesp

Imagem: Segup

O Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará (Graesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), celebra seu apoio que resultou na localização do helicóptero que desapareceu no Amapá na última semana.

Na manhã do sábado, 19, o ponto na floresta onde caiu a aeronave, que estava desaparecida desde a quarta-feira, 16, foi localizado pela equipe do Graesp, que sobrevoava a região em busca da aeronave.

Segundo informa a Segup, os tripulantes da aeronave do Graesp entraram em contato pelo rádio com o piloto e os dois passageiros e identificaram o ponto exato da queda, que foi compartilhado com a FAB, permitindo o resgate.

“Estávamos sobrevoando a região quando os rádios modularam a frequência e a tripulação perdida nos chamou, pois reconheceram nossa aeronave, um Caravan que estava atuando na área. Eles acenderam uma fogueira. Foi quando nossa equipe identificou o local, marcamos as coordenadas e verificamos que, do ponto indicado até Macapá (capital do Amapá), a distância é de aproximadamente 40 minutos. Acionamos a Força Aérea Nacional para que eles possam ser resgatados. O melhor disso tudo foi ter encontrado os três tripulantes vivos”, contou o sargento Max, tripulante do Caravan do Graesp.

Imagem: Segup

Para o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, essa ação atesta a importância do trabalho executado pelo Grupamento e da integração entre as esferas estaduais e federais.

“Nosso Grupamento Aéreo de Segurança executa um papel muito importante não somente no combate à criminalidade, mas também nas ações de integração de busca e salvamento, como nesse caso específico da aeronave que transportava uma equipe da Funai e estava desaparecida. Estamos muito satisfeitos em ter encontrado essa tripulação com vida, e agora auxiliando para que possam ser resgatados e voltar para suas famílias”, destacou o titular da Segup.

Durante a ação de busca e localização da aeronave, integravam a equipe do Graesp três agentes, que faziam rondas na região entre Pará e Amapá, no Caravan de matrícula PP-EPV, o Guardião 09.

O diretor do Graesp, coronel Armando Gonçalves, reforçou a atuação da equipe e o comprometimento com a busca aos desaparecidos: “Nossa equipe de agentes é extremamente preparada para esse tipo de missão. Estamos muito satisfeitos com a conclusão. Realizamos capacitações continuamente para que todos possam estar aptos a atuar com segurança nos céus do Pará, e auxiliar nas missões de combate ao crime e na busca e resgate daqueles que necessitam de suporte aéreo”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias