Desenvolvedora europeia Maeve Aerospace lança nova aeronave híbrida-elétrica de 80 lugares

A desenvolvedora europeia de aeronaves Maeve Aerospace está lançando uma nova aeronave híbrida-elétrica de 80 lugares e expandindo no Aeroporto Oberpfaffenhofen, em Munique, para acelerar o programa. O objetivo é oferecer uma solução descarbonizada e de baixa energia para o mercado de aviação regional, combinando o desempenho de jatos com a economia de turboélices.

A aeronave, chamada de M80, tem um alcance de 800 NM (1482 km), é 40% mais eficiente energeticamente e não requer alterações na infraestrutura. O design de folha limpa e a integração de um sistema de propulsão híbrido resultam em menor consumo de energia e combustível. Isso faz do M80 uma alternativa sustentável aos jatos regionais e turboélices existentes.

O CTO da Maeve Aerospace, Martin Nuesseler, destaca que o M80 é uma solução realista, sustentável e econômica para atender às necessidades das companhias aéreas e aeroportos. A empresa planeja realizar a Entrada em Serviço em 2031 com base em um plano integrado de desenvolvimento de produtos e na experiência adquirida em outros programas de aeronaves.

A expansão para o Aeroporto Oberpfaffenhofen é parte do esforço da Maeve Aerospace em reunir uma equipe de especialistas no setor da aviação. A localização é conhecida por sua inovação e é o lar de várias empresas aeroespaciais.

Com o desenvolvimento do M80, a Maeve Aerospace busca oferecer uma solução avançada que combine eficiência energética, desempenho superior e benefícios ambientais, no intuito de contribuir para um futuro mais sustentável para a aviação regional.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias