Desviado pelo vento, piloto faz desenho suspeito no céu, mas Lufthansa não vê nada de mais nisso

Uma aeronave Airbus A321 da Lufthansa decolou de Frankfurt com destino a Catania, na Sicília, em 28 de julho, mas acabou sofrendo um atraso de algumas horas devido a um desvio por conta de fatores meteorológicos. Imagens de sistemas de rastreamento de voos geraram especulações de que o piloto pode ter desenhado uma forma fálica ao longo da costa da Sicília.

No entanto, uma porta-voz da Lufthansa disse à publicação alemã Bild que isso não aconteceu. A funcionária explicou que, após a primeira tentativa de aproximação para o aeroporto de Catania ter sido interrompida por condições meteorológicas adversas, os pilotos entraram em um padrão de espera na costa siciliana e desenharam uma “figura no formato de um número oito”.

A aeronave teve que desvia para Malta porque havia diversos reportes de vento cisalhante (tesoura de vento), perigoso para aproximações, que impediram que o avião pousasse em Catania na segunda tentativa. A porta-voz disse que o avião conseguiu pousar em Malta sem incidentes.

Finalmente, devido a um abrandamento das condições climáticas, o avião conseguiu seguir adiante para Catania na terceira tentativa e conseguiu completar o voo com sucesso. A rota do curioso voo pode ser vista no registro do rastreamento do voo LH-306 no Radarbox, abaixo.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias