Encerrada pela FAB a Reunião dos Controladores de Operações Aéreas Militares

Imagem: DECEA

Na última sexta-feira (4), ocorreu a cerimônia de encerramento da Reunião dos Controladores de Operações Aéreas Militares (RACOAM) no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). O evento foi presidido pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, sendo recebido pelo Diretor do ICEA, Coronel Aviador Plinio da Silva Becker.

Estiveram presentes à solenidade o Comandante do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; o Comandante do Comando de Preparo (COMPREP), Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi; o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Marcio Bruno Bonotto, e demais Oficiais-Generais da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira.

Durante a cerimônia, ocorreu a entrega de prêmios aos militares que se destacaram nas competições e o troféu à equipe do Centro de Operações Militares do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), que foi a campeã da RACOAM.

Em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro Barbacovi agradeceu o esforço e a dedicação dos organizadores e participantes. “A RACOAM é mais do que um torneio, é um exercício operacional, onde houve muita superação, contínuo aprimoramento e a capacitação dos operadores dos Órgãos de Controle de Operações Aéreas Militares (OCOAM), além do emprego de técnicas e táticas no cumprimento da missão de manter a soberania do espaço aéreo brasileiro”, pontuou o Diretor-Geral do DECEA.

O Comandante do COMAE parabenizou os controladores de tráfego aéreo pelos resultados alcançados durante o treinamento. “Pude ver a eficiência do nível operacional e prático dos controladores de defesa aérea durante os exercícios, além de atestar a capacidade, o desempenho e o compromisso de todos que estavam envolvidos na RACOAM”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Potiguara.

Em seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Damasceno ressaltou a importância dos investimentos em capacitação pela FAB. “A Reunião Anual de Controladores de Operações Aéreas Militares é uma prova disso. A RACOAM denota uma oportuna ocasião aos participantes para aperfeiçoar as práticas, enriquecer o saber e, sobretudo, aprimorar a doutrina operacional”, pontuou o Comandante da Aeronáutica.

A importância da atividade de defesa aérea para o país foi destacada pelo Diretor-Geral do DCTA. “Defender o território nacional é a nossa essência e quem faz essa defesa, no primeiro momento, são os controladores de tráfego aéreo através de um trabalho integrado com os meios que o DECEA provê. Tenho certeza que os militares que participaram do treinamento, retornarão para suas Unidades com mais conhecimento”, disse o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Por fim, o Diretor do ICEA agradeceu a confiança depositada não somente na formação e no treinamento dos controladores de defesa aérea, como também em sediar a RACOAM.

RACOAM 2023

Durante a programação, os militares participaram de exercícios operacionais, treinamento de conflito e simulação de voo, maratona intelectual, competição esportiva, além de palestras sobre riscos relacionados à fadiga humana, dinâmicas sobre o trabalho em equipe e simpósio de doutrina operacional, de capacidades militares do radar LP23NG e Link BR2.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias