Devido a sanções, Rússia estende subsídios para o aluguel de mais jatos SuperJet 100

O primeiro-ministro russo, Mikhail Mishustin, assinou uma resolução que estende o subsídio de juros sobre empréstimos que as empresas de leasing financeiro contratam para adquirir aeronaves russas antes de transferi-las para as companhias aéreas, disse o governo russo em comunicado.

Como relata o Aviacionline, o programa de subsídios atualmente se aplica não apenas aos empréstimos contratados entre 2008 e 2021, mas também aos concedidos em 2022. O governo planeja alocar cerca de 10 bilhões de rublos (US$ 166 milhões) do orçamento federal para o programa de subsídios.

“É importante que isso não apenas reduza os custos para as empresas de leasing, mas também compense parcialmente o crescente encargo financeiro das companhias aéreas. Consequentemente, os custos adicionais não devem ser repassados ​​aos passageiros”, disse Mishustin no comunicado. “Essa medida foi efetiva e ajudou a indústria a aumentar a demanda por aeronaves. Como vemos, esse mecanismo ainda é útil no contexto de sanções externas”, acrescentou.

O programa agora subsidia especificamente a compra de 59 aeronaves Sukhoi SSJ100, incluindo sete aeronaves construídas este ano.

Uma versão totalmente local do SSJ-100, equipada com o motor PD-8 de origem russa, será lançada no final de 2023, o SSJ New. Atualmente, o Superjet utiliza motores de origem franco-russa, o SaM146, que foi desenvolvido e construído pela PowerJet, que é composta por Snecma e NPO Saturn.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Por seis dias, a rota mais curta do Airbus A380 no...

0
A Asiana Airlines, em breve, lançará sua rota mais curta operada por um Airbus A380. Apesar de ser apenas uma operação sazonal