Devido ao Aeroclube do Amazonas, deputados criticam outorga do Aeroporto de Flores para a Infraero

Aeroporto de Flores, em Manaus – Imagem: Jose Zamith, Portal da Copa / CC BY 3.0 BR, via Wikimedia Commons

Na Sessão Plenária realizada nesta quinta-feira (30), os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) expressaram preocupações e críticas em relação à portaria nº 514 do Ministério de Portos e Aeroportos do Governo Federal. Publicada na última segunda-feira (27), a medida autoriza a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a administrar, operar e explorar o Aeródromo de Manaus.

O tema foi levantado pelo deputado Sinésio Campos (PT), que questionou a forma como a autorização foi conduzida pelo Ministério. O deputado destacou a importância do transporte aéreo, ressaltando o papel social do Aeroclube, o único no estado que forma pilotos e comissários de bordo, além de atender eficientemente os deslocamentos em um estado com distâncias continentais.

Outro deputado, Wilker Barreto (Cidadania), avaliou que a medida foi tomada sem diálogo, prejudicando todo o estado do Amazonas. Ele questionou o impacto da decisão na vida das famílias que dependem do Aeroclube e enfatizou que a medida representa uma desvantagem para o povo do Amazonas.

O deputado Rozenha (PMB) ressaltou a importância do Aeroclube para o interior do estado, destacando sua função social que vai além do transporte aéreo. Ele expressou preocupação ao entregar a administração do Aeródromo à Infraero, alertando para a burocracia e ineficiência que muitas vezes caracterizam os aeroportos brasileiros.

Durante a Sessão, os deputados João Luiz (Republicanos) e Sinésio Campos entraram em contato telefônico com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que se comprometeu a realizar uma reunião entre os parlamentares do estado e a Infraero para discutir a questão.

Além disso, houve um espaço para a Cessão de Tempo, requerida pelo deputado Sinésio Campos, ao presidente do Aeroclube do Amazonas (ACA), Luiz Mário Peixoto. Durante sua apresentação, Peixoto destacou a atuação diversificada do Aeroclube, que vai desde cursos de formação em aviação até suporte médico e aeromédico, transporte de urnas eleitorais e envio de medicamentos ao interior do estado.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias