Diante da seca, Vinci anuncia medidas para aliviar impactos nas operações de aeroportos do Amazonas

Diante do cenário de emergência provocado pela seca no estado do Amazonas, a Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, afiliada à rede VINCI Airports, anunciou um conjunto de medidas que visam aliviar os impactos nas operações dos aeroportos de Manaus, Tefé e Tabatinga.

Dentre as ações adotadas, destaca-se a formação de um comitê voltado para questões humanitárias e ambientais, com o intuito de permitir uma maior flexibilidade operacional. Uma dessas iniciativas foi a abertura, esta semana, do Aeroporto de Tefé em horário não convencional para a operação de Emergência Botos, que transportou suprimentos e amostras para o monitoramento da situação dos botos no lago de Tefé.

A Concessionária também mantém diálogo com organizações que prestam apoio às comunidades afetadas pela seca, fornecendo suporte às atividades de enfrentamento, conforme noticia o site Em Tempo.

A questão do transporte de cargas é outro ponto de foco para a concessionária, que disponibiliza capacidade adicional para lidar com o aumento da demanda nesse período crítico. O Aeroporto de Manaus se destaca como o único no Brasil com investimento em transelevador aeronáutico, com 115 posições operacionais, o que possibilita um incremento significativo na capacidade de operações simultâneas.

A Concessionária também está em contato com agentes de cargas e importadores, buscando implementar soluções inovadoras, como o uso de logística mista entre transporte marítimo e aéreo, garantindo o abastecimento contínuo do estado. Adicionalmente, está em fase de criação um comitê para monitoramento dos voos cargueiros fretados, com foco nas importações.

Importante ressaltar que as obras em andamento são cruciais para a manutenção das operações aeroportuárias, especialmente em momentos críticos como o atual. A Concessionária enfatiza que os voos comerciais seguem inalterados, sem redução em nenhum dos aeroportos sob sua gestão.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Boeing 747 da UPS que sofreu pouso duro em Tóquio teve...

0
O Comitê de Segurança dos Transportes do Japão divulgou um relatório de progresso sobre a investigação do pouso duro do Boeing 747.